A CAPES prorrogou até o dia 26 de janeiro o prazo de inscrições para a primeira chamada da Cátedra Chico Mendes. O programa é voltado às pesquisas nas áreas de Ciências Ambientais, Mudanças Climáticas, Ecossistemas, Sustentabilidade, Sociedades e Meio Ambiente na Universidade de Birmingham, na Inglaterra.
O prazo se encerraria na próxima sexta-feira, 29 de dezembro, e agora os interessados terão mais um mês para apresentar suas candidaturas. A alteração da data foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 26 de dezembro, e pode ser encontrada no site da Fundação. As inscriçõesde propostas são feitas pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes).
A divulgação do resultado da chamada vigente continua prevista para 29 de maio de 2024 e o início das atividades ocorrerá entre setembro e outubro do ano que vem. QuaseR$529 mil serão investidos.
O candidato deve ter experiência comprovada na área e ser doutor há pelo menos 15 anos. O selecionado poderá indicar um bolsista de pós-doutorado e um de doutorado-sanduíche. Cada benefício pode durar de seis meses a um ano, e as mensalidades são de £3,5 mil (cátedra), £1,7 mil (pós-doutorado) e £1,3 mil (doutorado-sanduíche), conforme Portaria da CAPES n°1, de 3 de janeiro de 2020. As informações constam no Edital nº 28/2023.
Sobre o Programa
O programa é resultado de um acordo firmado entre a CAPES e a Universidade de Birmingham em maio. Prevê o desenvolvimento de ações conjuntas que promovam a efetiva integração de atividades de pesquisa e ensino das universidades brasileiras com a Universidade de Birmingham nas áreas de Ciências Ambientais, MudançasClimáticas, Ecossistemas, Sustentabilidade, Sociedades e Meio Ambiente, além de outras em que haja interesse comum. A iniciativa leva o nome de Chico Mendes prestandohomenagem ao histórico líder seringueiro, ambientalista e ativista brasileiro. Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas para o e-mail: inscricao.chicomendes@capes.gov.br.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES