‘Conhecendo a UENF’: ponte entre Universidade e escolas da região

Há cerca de dez anos, para muita gente que passava próximo ao campus da UENF, aquele era um lugar inacessível. Olhar de fora para aqueles prédios imponentes — fruto da mente brilhante de Niemeyer — distribuídos em uma área tão vasta e entremeada por tantas árvores, fazia crer que aquele era um lugar apenas para alguns poucos privilegiados. Mas esta realidade começou a mudar em 2011, quando a Assessoria de Comunicação da UENF (ASCOM) começou a idealizar o que viria a ser o projeto “Conhecendo a UENF”.

Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), no ano seguinte o projeto ganhou forma, saiu do papel e começou a fazer a diferença para muita gente que nem sonhava em, um dia, estudar na UENF. Hoje, o projeto se consolidou como uma ponte entre a Universidade e as escolas da região Norte/Noroeste Fluminense, sendo o responsável por apresentar a UENF aos estudantes que estão em vias de cursar o ensino superior. Muitos que conheceram a UENF através do projeto resolveram cursar a Universidade, se formaram e hoje já são profissionais atuantes e reconhecidos em suas áreas.

Inicialmente, o projeto foi coordenado pelo professor Vanildo Silveira, que hoje ocupa o posto de diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF (CBB). Em 2016, o “Conhecendo a UENF” passou a ser coordenado pelo professor Raul Lopes Palacio, do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), atual reitor da UENF. Atualmente, o projeto se insere no Programa “UENF Portas Abertas” que além do “Conhecendo a UENF”, engloba os projetos “Rede UENF Social” (coordenado pelo professor Fernando Luna), “UENF Digital: um novo olhar” (Annabell Tamariz) e “Matemática ao alcance de todos” (Oscar Paz La Torre).

A execução do projeto de extensão está a cargo da ASCOM/UENF e tem a participação de profissionais da área de jornalismo, publicidade e design. O projeto conta também com a participação de seis bolsistas de extensão, entre discentes e bolsistas da modalidade Universidade Aberta.

Até o início de 2020, o projeto promovia visitas de escolas ao campus da UENF, nas quais os estudantes, além de conhecer o seu espaço físico, tinham acesso a um vasto conhecimento sobre a Universidade, como sua história, as formas de ingresso, as diversas modalidades de cotas, os programas de bolsas, cursos pré-vestibulares, entre outras informações importantes para quem deseja ingressar no ensino superior. De acordo com a área de interesse dos estudantes, eram organizadas visitas a laboratórios, onde eles podiam conhecer de perto algumas das pesquisas desenvolvidas na Universidade. Eventualmente, o projeto também participava de feiras e outros eventos promovidos pelas escolas com o intuito de levar informações aos seus alunos.

Com a pandemia e a suspensão das atividades presenciais no campus da UENF, o projeto migrou para a internet, passando a realizar apresentações on-line. Atualmente as apresentações são feitas através do Google Meet e têm atendido a escolas da região Norte/Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, além de escolas de cidades do sul do Espírito Santo.

Os contatos para as visitas online devem ser feitos pelo e-mail conhecendoauenf@uenf.br e o agendamento de novas apresentações está aberto para visitas a partir do dia 13/10/2021.