Trabalho publicado na prestigiada Chemical Engineering Journal apresenta rota “verde” para tratamento de águas, substituindo reagentes tóxicos por derivados de biomassa.

A ciência produzida no Norte Fluminense continua a romper fronteiras e a gerar impactos globais na sustentabilidade industrial. Um exemplo recente de sucesso é o trabalho de Maria Fernanda de Almeida, mestre em Bio-orgânica pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da UENF (CCT), que acaba de publicar um artigo de alto impacto na revista científica Chemical Engineering Journal (fator de impacto 13,2).
A pesquisa, fruto de uma colaboração estratégica entre Unidade de Engenharia de Processos Químicos, na Universidade de Oulu, na Finlândia, e o Laboratório de Ciências Químicas (LCQUI), da UENF, propõe uma solução inovadora para um problema histórico da engenharia química: o uso de reagentes nocivos no tratamento de águas industriais.
Inovação: A “Rota Verde” dos Taninos
O foco do estudo está na modificação química de taninos — polifenóis encontrados em subprodutos e resíduos da agricultura. Tradicionalmente, a modificação desses compostos para a criação de coagulantes utiliza o formaldeído, uma substância altamente tóxica.
– Nossa pesquisa teve como objetivo desenvolver uma rota verde para a produção desses materiais, substituindo reagentes nocivos por alternativas mais sustentáveis – explica Maria Fernanda. Ao valorizar a biomassa, o projeto transforma o que seria resíduo em um agente ativo capaz de limpar águas com altas concentrações de partículas em suspensão.
Parceria Transcontinental
O artigo foi desenvolvido durante o primeiro ano de doutorado de Maria Fernanda na Finlândia. Ao identificar a necessidade de análises técnicas rigorosas, a pesquisadora sugeriu à sua orientadora finlandesa uma parceria com o seu antigo centro de formação no Brasil.
A colaboração com o professor da UENF, Edmilson José Maria, e o LCQUI/CCT foi fundamental para o sucesso da publicação. Segundo a pesquisadora, o nível de detalhamento técnico oferecido pela UENF é um diferencial no cenário internacional:
– As análises realizadas no LCQUI enriqueceram significativamente o trabalho, especialmente porque é raro encontrar estudos com um nível tão aprofundado de elucidação estrutural desses compostos.”
Aplicações Práticas
Embora a pesquisa tenha sido desenvolvida em uma unidade voltada para o tratamento de águas industriais, o novo coagulante sustentável possui um potencial de aplicação vasto.
– A pesquisa é voltada principalmente para resíduos industriais, uma vez que meu grupo de pesquisa atua na área de tratamento de águas industriais. Por esse motivo, esse será sempre o foco principal do nosso trabalho. No entanto, o tratamento desenvolvido apresenta potencial para ser aplicado a qualquer tipo de água que contenha altas concentrações de coloides e partículas em suspensão – disse a doutoranda.
A publicação aconteceu exatamente um ano após o início do doutorado de Maria Fernanda.
– Durante o primeiro ano do doutorado, desenvolvi a metodologia, realizei os testes necessários para obter um novo coagulante com as propriedades desejadas e escrevi o artigo, que foi aceito exatamente um ano após eu iniciar o doutorado- reforçou a doutoranda.



