Dossiê antirracista e formação para banca de heteroidentificação marcam 10 anos do NEABI/UENF

Com o intuito de promover ações de educação, intervenção social e transformação das estruturas para o combate e a superação do racismo, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), coordenado pela doutora em Educação Maria Clareth Reis, marca sua primeira década com dois grandes marcos em 2022.

Em outubro deste ano, o núcleo concluiu a primeira turma de examinadores para bancas de heteroidentificação da UENF, responsável por garantir o cumprimento da Lei nº 8.121/2018, quanto ao ingresso à universidade de alunos que se autodeclaram pretos e pardos.

A história dos 10 anos de atividades em Campos dos Goytacazes também será comemorada com o lançamento de um dossiê no próximo dia 18/11 na Santa Paciência Casa Criativa. O documento é composto por artigos científicos, trajetórias e relatos de experiências, de ações e articulações do NEABI/UENF ocorridos desde a sua fundação em 2012.

Intitulado “Dez anos do Neabi da Uenf: produção de conhecimentos e outras possibilidades no combate ao racismo estrutural”, o dossiê faz parte de uma edição especial da revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), instituição a qual o Neabi está ligado, através do Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros do Brasil (CONNEABs).

Outras diversas ações marcaram significativamente a atuação do Neabi na cidade de Campos dos Goytacazes, como a arrecadação e distribuição de cestas básicas para 60 famílias do bairro Donana, no auge da pandemia em 2021, que garantiu comida na mesa de adultos, idosos e crianças que se encontravam em situação de vulnerabilidade social.

— É um percurso longo, de muito trabalho e desafios. Nesse aniversário, em especial, estamos fazendo questão de olhar para nossa trajetória através da perspectiva da conquista, nos inspirando pelo que já avançamos e ganhando fôlego para o futuro. Temos muito trabalho pela frente — declarou Maria Clareth Reis, coordenadora do NEABI.

A comemoração dos 10 anos de história NEABI/UENF será gratuita para toda comunidade no dia 18/11, a partir das 18h, havendo a necessidade de inscrição por conta da limitação do espaço. Quem se inscrever até o dia 17 de novembro receberá certificado com carga horária. O link para a inscrição pode ser acessado nas redes sociais do NEABI/UENF.

A realização do evento na Santa Paciência Casa criativa é fruto de parcerias que o núcleo tem firmado com instituições comprometidas com a luta antirracista.

SERVIÇO:

Aniversário de 10 anos de história do NEABI/UENF
Data: 18 de novembro de 2022
Local: Santa Paciência Casa Criativa – Rua Barão de Miracema, 81, Centro. Campos dos Goytacazes

18h e 30min. Abertura

19h.  Mesa 1: As comemorações do mês da Consciência Negra: desafios e possibilidades, com Maria Clareth Gonçalves Reis (NEABI/UENF) e Sérgio Rangel Risso (NEABI/IFF Campos Centro)

20h. Mesa 2: Lançamento do dossiê 10 anos do NEABI, com a participação de autores/as. 21h. Roda de samba