Ex-aluno da UENF eleito reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Silvério de Paiva Freitas Júnior

Ex-aluno da UENF, o professor Silvério de Paiva Freitas Júnior foi eleito reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA) para o quadriênio 2023-2027. A chapa vencedora tem como vice-reitora a professora Ledjane Lima Sobrinho e obteve 1.722 votos. Silvério Júnior é filho do ex-reitor da UENF Silvério de Paiva Freitas, do Laboratório de Fitotecnia (LFIT), que exerceu o cargo de 2012 a 2015.

— Sou cria da UENF — diz Silvério Júnior, que ingressou da graduação da UENF em 1998, passou pelo mestrado, doutorado e pós-doutorado, só saindo da UENF em 2010, quando passou a atuar como professor da UFCA.

Silvério se formou em Agronomia na UENF em março de 2003. Durante a graduação, atuou como bolsista no Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal (LMGV), orientado pelo professor Antônio Teixeira do Amaral Júnior.

Em 2003, entrou no mestrado em Produção Vegetal da UENF, e no ano de 2005 ingressou no doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas, também sob orientação do professor Amaral, atuando no programa de melhoramento de milho pipoca.

Em 2008, Silvério foi bolsista da Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) do CNPq, vinculado ao programa de Genética e Melhoramento Genético Vegetal.

Comemoração pela vitória

Em 2010, chegou à UFCA como docente do curso de Agronomia, tendo ocupado o posto de vice-coordenador do curso até 2013. Em agosto de 2013, assumiu a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, onde ficou até 2016. Neste ano, assumiu a Pró-Reitoria de Administração, na qual atua até hoje.

O resultado da eleição foi divulgado pela UFCA no último dia 16. A chapa de Silvério e Ledjane recebeu 165 votos de docentes, 1.344 de estudantes e 213 de técnicos(as). A chapa 20, formada por Rodrigo Lacerda Carvalho e João Adolfo Ribeiro Bandeira, recebeu 1.128 votos. Foram 129 votos de docentes, 934 de estudantes e 65 de técnicos/as.

Agora, o Conselho Universitário da UFCA deverá formar uma lista tríplice a ser enviada ao presidente Lula, que deverá escolher e nomear o futuro reitor dentre os nomes apresentados. O reitor escolhido deverá assumir o posto em junho deste ano.

Situada em Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, a UFCA foi criada em 2013. Até então, a instituição integrava a Universidade Federal do Ceará (UFC). Saiba mais no site da UFCA AQUI.