Na programação oficial dos 30 anos da UENF, que se completam em 16/08/23, o ex-reitor da UENF (2003-2007), ex-jogador profissional de futebol e cientista ativo aos 88 anos de idade, professor Raimundo Braz Filho, lança dia 15/08/23 (terça-feira), às 17 horas, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, o livro “Diálogos para um mundo desequilibrado“. A publicação, editada pela Interciência, foi financiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Professor Braz é membro da Academia Brasileira de Ciências, comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e cidadão honorário de Campos dos Goytacazes (RJ).
O livro é uma coletânea de artigos publicados pelo professor Raimundo Braz Filho no período de 2007 a 2011, logo após o fim de seu mandato como reitor, no jornal Folha da Manhã. A publicação complementa uma coletânea anterior (“Cientista, brasileiro e cidadão”, da editora Quartet, também financiada pela Faperj), que contém artigos publicados durante sua gestão como reitor. A obra foi organizada pelos jornalistas Gustavo Smiderle e Simone Rodrigues Barreto, ambos egressos de cursos de mestrado e doutorado do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF.
Na quarta capa, Fernando Saboya, professor titular de Engenharia Civil da Universidade, diz ver na essência dos artigos o “coração brasileiro”, o “caráter inabalável”, a “infinita esperança” e o “ilimitado amor” do autor pelas pessoas que o cercam. O prefácio tem a assinatura do também cientista Wanderley de Souza, membro das academias Nacional de Medicina, Brasileira de Ciências e de Ciências do Terceiro Mundo, além de primeiro reitor da universidade implantada por Darcy Ribeiro:
— Fomos companheiros e admiradores de Leonel Brizola, Oscar Niemeyer e Darcy Ribeiro. (…) Sempre convergimos, exceto no futebol: ele, um torcedor fanático do Flamengo e do seu Ceará, onde foi jogador profissional na juventude; eu, torcedor do Botafogo — escreve Wanderley.