Fórum na UENF reúne representantes do setor de Agropecuária

A equipe gestora estadual do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa no Rio de Janeiro (Pnefa-RJ) realizou na tarde desta quinta-feira (10/11/2022) no Auditório 4 do Centro de Convenções Oscar Niemeyer da UENF, o VI Fórum Estadual de Vigilância Sanitária para a Febre Aftosa.

A mesa de abertura foi composta pelo pró-reitor de Extensão da UENF, Olney Vieira da Motta; o diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), Manuel Vazquez Vidal Júnior; o subsecretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Pinto; o chefe da Divisão Agropecuária, Luiz Eduardo Silva; o presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), Rodolfo Tavares; o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca de Campos dos Goytacazes-RJ e professor da UENF, Almy Junior; e o vice presidente do Sindicato Rural e Campos (SRC), Felipe Oliveira.

— A UENF recebe a todos com muita satisfação e prazer. Espero que vocês tenham excelentes atualizações sobre a cobertura da vacinação da Febre aftosa no nosso estado — disse Olney.

Ao dar as boas-vindas a todos os participantes, o diretor do CCTA disse que já são 125 anos de conhecimento e debate do primeiro vírus que causa doença animal. Segudo ele, este é um tema de extrema relevância para a economia regional.

— Em nome da Superintendência, gostaria de parabenizar o Senar e a Faerj, que possibilitaram fazer este evento. E agradeço à UENF por ceder o espaço — destacou Luiz Eduardo.

Representando o prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, o professor Almy Júnior ressaltou a importância de se discutir o tema.

— Temos de dar atenção à agropecuária do estado do Rio, que é tão rica para nós, mas que sofreu tanto nos últimos anos. Só assim poderemos alavancá-la — afirmou Almy.

Leonardo Pinto, que representou o secretário estadual de Agricultura do Rio de Janeiro, Alex Grilo, disse que o governo está empenhado em cumprir o Plano Estadual e combater a Aftosa. Lembrou que está ocorrendo a vacinação, que começou no dia primeiro de novembro e vai até 30 de novembro.

— É uma honra imensa estar nesta universidade, em Campos, terra de Alberto Lamego, entre tantos outros que passaram para a história. Representamos os produtores rurais fluminenses, que levam alimentos saudáveis para nosso povo — disse o presidente da Faerj, que também é do Conselho Administrativo do Senar Rio.

O VI Fórum Estadual de Vigilância Sanitária para a Febre Aftosa foi uma realização das seguintes instituições: UENF, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa no Rio de Janeiro (Pnefa-RJ), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Superintendência de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio e Janeiro (Pesagro-Rio), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), Sindicato da Indústria de Laticínios (Sindlat-RJ), Associação de Criadores de Nelores (Nelore Rio), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Núcleo de Criadores Tabapuã (Tabario) e Núcleo Angus Tropical. O evento teve apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). 

Leia mais sobre o Fórum AQUI.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo