Inscrições abertas paras o V Encontro de Genética e Melhoramento de Plantas do Estado do Rio de Janeiro

Será realizado nos dias 23, 25 e 27 de novembro, às 14 horas, o V Encontro de Genética e Melhoramento de Plantas do Estado do Rio de Janeiro (EGMP) com o tema: O Compromisso do Melhoramento Genético Vegetal com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas – Regional do Rio de Janeiro, pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF e pelo Núcleo de Estudos de Genética e Melhoramento de Plantas – Ganho Genético/UENF, irá ocorrer de maneira online através das plataformas: YouTube: UENF TV e Facebook: UENF – PÁGINA OFICIAL.

O EGMP ocorre bianualmente desde 2012, sendo o principal fórum regional para discussão do avanço e do conhecimento científico na área de genética e melhoramento de plantas, é uma oportunidade para que especialistas possam debater, com profundidade, as rotinas, ferramentas e produtos de programas de melhoramento genético, em consonância com as ações transformadoras do mundo, de acordo com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Concluídas em agosto de 2015, as negociações da Agenda 2030 culminaram em um documento que propõe 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes, fruto do consenso obtido pelos delegados dos Estados Membros da ONU.

O intento maior do Evento é impulsionar inter-relações entre estudantes e profissionais, sobretudo professores de centros reconhecidos, além de invocar assuntos fundamentais da genética e melhoramento de plantas. Outro objetivo do evento é aprofundar nas principais alternativas biométricas e nas “ômicas” disponíveis, que possibilitam maximizar a eficiência dos ganhos genéticos em programas de melhoramento, bem como no desenvolvimento de novas cultivares, necessárias para o avanço da agricultura de forma sustentável. A cada edição do EGMP, o evento vem se fortalecendo no âmbito acadêmico-científico no cenário regional/nacional, agregando cada vez mais pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação. A quinta edição do EGMP conta com palestrantes e debatedores renomados em âmbito nacional e internacional, que estarão apresentando pesquisas científicas de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

O evento está aberto para todos os interessados. Pesquisadores, técnicos e demais profissionais devem enviar seus resumos até o dia 23/10/2020, os resumos serão recebidos dentro de três grandes áreas: Recursos Genéticos Vegetais, Melhoramento de Plantas e Análise Genômica. Essas áreas são multidisciplinares e se relacionam com diversas outras áreas, como: fisiologia vegetal, biotecnologia, biociências, estatística, produção vegetal, entre outras, portanto, estudantes destas áreas também podem enviar seus resumos. Outras informações sobre inscrição e envio de resumos estão disponíveis no site: https://www.ganhogenetico.com/vmgpb2020. Os três melhores trabalhos serão premiados, serão convidados a serem publicados na Functional Plant Breeding Journal (FPBJ), revista da UENF. As informações para os interessados em participar da premiação estão no site: https://www.ganhogenetico.com/autor-guidelines-vegmp2020.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo