Jornalista Marcelo Canellas profere palestra na abertura da Semana Acadêmica da UENF

Marcelo Canellas (Fonte: Memória Globo)

O jornalista Marcelo Canellas profere nesta segunda-feira, 07/11/22, às 9h, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, a palestra de abertura da Semana Acadêmica da UENF, com o tema “Mudanças globais transformando a agricultura”, o convite foi realizado pela comissão organizadora da Semana Acadêmica de Agronomia. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1987, Marcelo Canellas atua como repórter da TV Globo desde a década de 1990.

Canellas iniciou sua trajetória como repórter nas afiliadas da Globo RBS Santa Maria e EPTV Ribeirão. Como repórter da Globo, Marcelo Canellas acompanhou fatos históricos, como a implantação do Plano Real, o massacre de trabalhadores sem-terra em Eldorado dos Carajás, o desabamento do Palace II no Rio, a chacina da Candelária e a passeata na Avenida Rio Branco dos caras-pintadas que pediam o impeachment do presidente Fernando Collor.

Atuou em diversas reportagens com cunho social e em defesa dos direitos humanos. Foi o idealizador da série Fome, inspirada no livro “Geografia da Fome”, de Josué de Castro. Exibida em 2001 no Jornal Nacional, a série se tornou uma das mais premiadas no telejornalismo brasileiro.

Canellas recebeu três vezes o Prêmio Nuevo Periodismo, oferecido pela Fundação Nuevo Periodismo Ibero-americano (FNPI) em parceria com a empresa mexicana Cemex. Em 2002, pela série “Geografia da Fome”; em 2005, pela reportagem “Cerrado”, exibida no Jornal Nacional; e em 2008, pela série “Terra do Meio: Brasil invisível”, exibida no Bom Dia Brasil.

A Semana Acadêmica da UENF ocorre de 07 a 11/11, reunindo atividades dos diversos cursos de graduação da Universidade. O evento é organizado pelos alunos, com a colaboração dos professores. Veja abaixo as programações:

XXI Semana Acadêmica de Pedagogia da UENF

23º EENGE – Metalúrgica e de Materiais

XX Semana Acadêmica de Biologia

Semana Acadêmica de Medicina Veterinária

Semana Acadêmica de Zootecnia

XII Semana Acadêmica de Ciência de Computação e Tecnologia da Informação

Semana Acadêmica de Administração Pública

13ª Semana Acadêmica de Química

XVIII Semana Acadêmica de Matemática (Sacamat)

XX Semana Acadêmica de Agronomia (Seagro)