Livro aborda ações afirmativas no ensino superior

O livro “Ações afirmativas no ensino superior: diversidade e inclusão”, organizado pela professora da UENF Shirlena Amaral, foi lançado nesta quarta-feira (07/06/2023) no Auditório Multimídia do Centro de Ciências do Homem (CCH).

O livro tem 10 capítulos, escritos por 10 mulheres, estudantes e egressas da UENF, que versam sobre temas relacionados às ações afirmativas, como cotas para negros, indígenas, alunos da rede pública de ensino, pessoas portadoras de deficiência, nos termos da legislação em vigor, e filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

— Todos nós somos iguais perante a lei, a Constituição de 1988, a nossa Carta Magna. Este livro é resultado de 20 anos de pesquisas sobre um assunto que eu acredito muito como um sonho ao longo deste tempo todo. São 20 anos de cotas no Brasil e especificamente na UENF, que foi uma das pioneiras no Brasil a implantar a política de cotas em 2003, junto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) — informou Shirlena.

A política de cotas na UENF e na UERJ foi desenvolvida no governo Anthony Garotinho e implantada no governo Rosinha Garotinho no estado do Rio de Janeiro.

O lançamento do livro contou com as presenças da vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues; da pró-reitora de Pós-graduação da UENF, Maura Cunha; de professores, alunos e ex-alunos da UENF.