Mesa debate Universidade do Terceiro Milênio no CCH

Os programas de Pós-graduação em Políticas Sociais (PPGPS) e Sociologia Política (PPGSP) da UENF realizaram nesta segunda-feira (21/08/2023) no Auditório Multimídia do CCH, a mesa “A Universidade do Terceiro Milênio” com a professora de Engenharia, superintendente das Unidades Estratégicas da Uerj e ex-reitora da UEZO, Luanda Moraes; e o professor titular de Políticas Públicas e ex-reitor da UFRJ, Roberto Leher. A mediação ficou a cargo da professora do Núcleo de Estudos Cidade, Cultura e Conflito (NUC), da UENF, Luciane Soares, que abriu o evento.

— Este é um momento bacana para nosso CCH, um momento de pensar o lugar das universidades estaduais do Brasil, que estão onde as universidades não chegaram há muito tempo. Nós estamos nesta universidade e fazemos a UENF há 30 anos. Que esta seja a razão do Terceiro Milênio — afirmou Luciane.

A coordenadora do PPGPS, Renata Maldonado da Silva, disse que a mesa foi uma oportunidade de compartilhar experiências juntos.

— Este evento em conjunto entre os dois programas é um privilégio. Os dois convidados têm experiência de gestores em outras instituições. Fui aluna do Roberto, sou do mesmo campo teórico que ele — informou Renata.

O diretor do CCH, Rodrigo Caetano, destacou que a mesa foi um momento muito simbólico.

— É uma alegria. Que universidade do terceiro milênio queremos construir pensando nas questões das humanidades? Políticas Sociais e Sociologia Política são dois programas relevantes na recente história de 30 anos da UENF. Mas temos muito a fazer ainda — considerou Rodrigo.

A coordenadora do PPGSP, Wania Mesquita, evidenciou que a programação dos 30 anos da UENF está sendo muito especial.

— 30 anos não é apenas revisitar a história, é fazer a história. A existência deste centro, pensar as humanidades na construção da nossa UENF pelo educador Darcy Ribeiro. Esta mesa celebra e traz a dimensão comemorativa. Viva a UENF, UENF viva! — exaltou Wania.

A professora da Uerj, Luanda Moraes, enfatizou que a UENF desempenha um papel fundamental no Norte e Noroeste Fluminense.

— São 30 anos de UENF, de uma universidade que está dando muito certo. Fiquei muito feliz de encontrar o Restaurante Universitário com aquele vapor todo. É lindo, é gostoso de ver. A gente praticando o ensino, pesquisa e extensão, valorizando as pessoas. Porque valorizar o espaço do restaurante universitário significa valorizar as pessoas que fazem a universidade a partir de um momento de trocar ideias, de se alimentar. Porque nestes momentos muitas coisas boas surgem – pontuou Luanda.

O professor da UFRJ, Roberto Leher, sublinhou que a UENF é um projeto muito ousado e visionário do Darcy Ribeiro.

— Primeiro pela região. O Norte Fluminense sempre foi muito desconsiderado nas políticas para o ensino superior e, segundo, pela própria concepção de universidade que Darcy vinha amadurecendo desde a criação da UnB e depois do processo de descaracterização que aconteceu no período da ditadura empresarial militar. Então, agora celebrando 30 anos, a UENF é instituída com muita expectativa em relação à forjar uma universidade que tenha características que se harmonizam com um projeto democrático que o país estava construindo no início dos anos 1960. Estou nessa perspectiva, de estarmos aqui celebrando os 30 anos. É muito alvissareiro, é algo muito emocionante para a educação brasileira — concluiu Leher.