As inscrições vão até o dia 11 de junho. Todas as áreas do conhecimento estão contempladas
A nova edição do Programa CAPES/COFECUB foi lançada nesta quarta-feira. O edital nº 9/2025 pretende selecionar até 35 projetos conjuntos de pesquisa Brasil-França, divididos em duas chamadas. As inscrições vão até o dia 11 de junho.
Na Chamada 1, poderão ser aprovados até 18 projetos coordenados por “pesquisadores juniores”, ou seja, aqueles que tenham obtido o título de doutor há, no máximo, dez anos. Já na Chamada 2, serão selecionados até 17 projetos coordenados por “pesquisadores experientes”, que tenham obtido o título de doutor há mais de dez anos. Todas as áreas do conhecimento estão contempladas.
Os projetos deverão ter duração de até quatro anos. O valor total de financiamento destinado aos 35 projetos conjuntos de pesquisa será de até R$ 69,9 milhões. Cada projeto poderá receber até R$ 1,9 milhão, a ser repassado ao longo da vigência da proposta.
Entre os benefícios previstos estão as missões de trabalho e de estudo, com concessão de bolsas para doutorado, pós-doutorado e professor visitante. A proposta deve envolver, obrigatoriamente, ao menos uma instituição no Brasil e uma na França.
O Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) é o parceiro mais antigo da CAPES. O primeiro acordo de cooperação foi firmado em janeiro de 1967. Desde então, ao longo de mais de quatro décadas, cerca de mil projetos foram financiados por meio dessa parceria.
Acesse o edital.
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)