NUPERJ apresenta resultados do Índice de Dinâmica Econômica Local

A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, abriu o evento ao lado do coordenador do NUPERJ, Alcimar Chagas Ribeiro

O Núcleo de Pesquisa Econômica do Estado do Rio de Janeiro (NUPERJ), da UENF, realizou na última quarta-feira, 10/04/24, o evento “Apresentação de resultados do INDEL – Índice de Dinâmica Econômica Local da região Norte Fluminense”. O encontro foi aberto à comunidade e aconteceu no Auditório do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), no prédio P5, campus da UENF.  A reitora da UENF, professora Rosana Rodrigues, participou do evento que também contou com a presença de representantes de prefeituras e estudantes.

A reitora da UENF elogiou o trabalho do NUPERJ que tem sido de grande relevância para Campos dos Goytacazes e outros municípios da região. “Acompanho todos os dados enviados pelo Alcimar. Esse trabalho tem um papel fundamental na elaboração de políticas públicas. Apoiamos integralmente as ações do Núcleo. Toda semana tem algum resultado novo e importante que é colocado à disposição de quem faz a política pública do território Norte Fluminense”, frisou Rosana Rodrigues.

O NUPERJ/UENF divulgou os índices de dinâmica econômica local dos municípios da região Norte Fluminense, correspondente à movimentação de 2022. Segundo o coordenador do NUPERJ, professor Alcimar das Chagas Ribeiro, a dinâmica econômica regional melhorou em relação a 2021, em função do retorno da estabilidade na economia pós Covid 19. Os municípios de São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes apresentaram um melhor desempenho comparativamente aos outros municípios da região.

Campos dos Goytacazes saiu da sexta para a terceira posição com evolução incremental de 19,8% do índice médio, em decorrência da evolução do investimento público, da movimentação bancária e da redução do nível de vulnerabilidade social. Com isso, o índice médio atingiu 0,8749, levando o município a ocupar um padrão de alta dinâmica econômica.

São Francisco de Itabapoana saiu da oitava para a primeira posição com evolução incremental de 77,3% do índice médio, em decorrência do forte crescimento do investimento público; da evolução proporcional do emprego no comércio frente ao emprego total; do aumento proporcional das operações bancárias frente ao ativo/passivo total e da retração do grupo de vulnerabilidade social. O índice alcançado de 1,1435 se enquadra no padrão de alta dinâmica econômica.

São Fidélis completa o grupo de municípios com o padrão de alta dinâmica econômica. O município atingiu uma evolução incremental de 4,77% em 2022, com base em 2021, mas perdeu a primeira posição, ocupando agora a segunda posição com o índice médio de 0,8924. A importância relativa do emprego no comércio, a movimentação bancária e o crescimento do investimento público, foram responsáveis pelo padrão de dinâmica econômica local. Já o índice de Cardoso Moreiras desacelerou de 0,8169 em 2021 para 0,800 em 2022, caindo para o padrão de dinâmica econômica moderada no mesmo ano.

Os dados mais abertos podem ser encontrados no site do Nuperj/UENF