Painel apresenta resultados preliminares de pesquisas sobre arboviroses e coronavírus

O Painel foi realizado através da Plataforma Google Meet

Foi realizado na tarde desta quarta-feira, 07/07/21, o “I Painel Apoio à Pesquisa sobre Prevenção e Combate à COVID-19 (novo coronavírus) e à Dengue, Zika e Chikungunya (arboviroses): resultados parciais”. O objetivo do evento, realizado de modo online, foi dar um retorno à comunidade acadêmica do Edital 02/2020 de Programa de Recém-doutor.

Além dos pesquisadores envolvidos nos projetos, o Painel teve a participação do reitor da UENF, Raul Palacio; da vice-reitora, Rosana Rodrigues; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maura da Cunha; e das assessoras da Pró-Reitoria, professoras Marilvia Dansa Alencar e Valdirene Moreira Gomes, além da professora da UFRJ Gabriela Paiva e Silva.

O primeiro trabalho apresentado foi “Estudo mecanístico de monoterpenos com ação antiproliferativa de amplo espectro contra Chikungunya e outras arboviroses: uma abordagem dirigida às células hospedeiras do vetor e humanas”, da pós-doutoranda Bruna Xavier Martins, sob supervisão dos professores Francisco José Alves Lemos e Arnoldo Rocha Façanha.

Em seguida, a pós-doutoranda Camila Fernanda Waltero Orjuela apresentou a pesquisa “Tratamentos fotocatalíticos para a eliminação de vírus e bactérias do ar em ambientes internos”, supervisionado pela professora Maria Cristina Canela.

O terceiro trabalho apresentado foi “Rafts de membranas e bombas iônicas como alvos moleculares na reproposição de quimioterápicos de ação sobre sistemas de transdução de energia como antivirais no combate à Zica e outras arboviroses”. O trabalho tem a autoria da pós-doutoranda Gildeíde Aparecida Costa, sob supervisão do professor Arnoldo Rocha Façanha.

E o pós-doutorando João Luiz de Almeida Filho apresentou a pesquisa “Reposicionamento in silico de inibidores de amplo espectro para Flavivírus e SARS-CoV2”. A pesquisa tem a orientação do professor Jorge Hernandez Fernandez.

O reitor Raul Palacio afirmou que o Edital em questão foi pensado pela ProPPG como uma forma de atender às demandas da sociedade no momento. Ele observou a dificuldade de obter financiamento para as pesquisas no atual contexto, informando que foram utilizados recursos da verba descentralizada da Faperj.

A vice-reitora Rosana Rodrigues disse que este foi o primeiro edital de recém-doutor voltado especificamente para a área de saúde e focado em quatro doenças de grande importância. “Parabéns à ProPPG por estar à frente dessa iniciativa relevante sobretudo nesse momento em que a maioria das portas estão fechadas, principalmente para os jovens doutores”, afirmou.

Segundo afirmou a pró-reitora Maura da Cunha, a segunda edição do Edital Programa de Recém-doutor está sendo planejada para o segundo semestre de 2021.

NOTÍCIAS

EDITAIS