Pesquisador visitante da UENF é referência na área de melhoramento de plantas

Cosme Damião Cruz

O final de 2022 trouxe excelente notícia para a UENF, em especial para a área de melhoramento de plantas da instituição. Com o apoio da FAPERJ, a UENF passará a contar em seu quadro docente com a presença do professor Cosme Damião Cruz, na condição de pesquisador visitante. Resultado do edital 08/2022 – Pesquisador Visitante, essa iniciativa da FAPERJ visa propiciar condições para pesquisadores de reconhecida excelência, prioritariamente do exterior ou de outros estados, desenvolverem atividades de ensino e pesquisa em instituição sediada no estado do Rio de Janeiro. Nesta modalidade, em 2022, foram apenas 14 contemplados, destacando ainda mais a importância da vinda do professor Cruz para a UENF.

O professor Cruz, atualmente aposentado como titular pela Universidade Federal de Viçosa, tem ampla experiência na área de Genética, com ênfase em Biometria. É autor dos aplicativos computacionais Genes, Gbol, Gqmol e Gdm, utilizados para análise e estudos biométricos e de genômica. É autor de mais de 650 artigos científicos tratando dos mais diversos temas envolvendo o uso da biometria e da genética molecular no melhoramento vegetal. Também é autor de vários livros, dentre eles Modelos Biométricos Aplicados ao Melhoramento Genético, Estatística Genômica, Introdução à Genética Quantitativa, Fundamentos de Genética, Biometria Aplicada ao Estudo da Diversidade Genética, e Biometria Aplicada ao Melhoramento da soja, todos amplamente usados como livros-textos em cursos de graduação e Programas de Pós-Graduação.

Professores Cosme Damião, Rosana Rodrigues e Antônio Teixeira Amaral

Segundo o professor Alexandre Pio Viana, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, o professor Cosme é um dos nomes mais respeitados nesta área em todo o Brasil.

— Ele é autor do Software GENES, um programa de análise biométrica aplicado ao melhoramento de plantas, que desde seu lançamento é responsável pela elaboração de centenas de teses e dissertações no Brasil. O programa impactou na formação de recursos humanos na nossa área a na condução de programas de melhoramento de diversas espécies vegetais, tendo contribuído efetivamente para o desenvolvimento econômico e social do país — afirmou.

— A atuação do professor Cosme junto ao Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal é uma oportunidade ímpar de construir caminhos para a geração de saberes acadêmicos, via oferta de disciplinas e por meio da potencialização de arranjos acadêmicos. Em particular à linha de atuação com a qual é partícipe direto, representa a oportunização de novas conquistas em área fronteiriça do conhecimento — disse o professor Antonio Teixeira do Amaral Júnior, chefe do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal (LMGV).

Na opinião da professora Rosana Rodrigues, vice-reitora da UENF, a chegada do professor Cruz na UENF “é uma oportunidade ímpar de promover o crescimento da área não só na pós-graduação, mas também na iniciação científica, pelo próprio perfil e experiência do pesquisador, beneficiando toda a pesquisa em melhoramento de plantas”.

— Além disso, há expectativa de contarmos também com toda a expertise do professor Cruz como gestor e indutor de políticas institucionais, visto que ele atuou como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e coordenador de Programa de PG na Universidade Federal de Viçosa. Antevemos muitas conversas profícuas sobre os rumos da pesquisa e da pós-graduação no país — disse Rosana, que também que também é docente permanente do Programa de Genética e Melhoramento de Plantas.

O reitor da UENF, Raul Palacio (à direita) se reuniu com o professor Cosme (à esquerda), a vice-reitora Rosana Rodrigues (à esquerda), o professor Antônio Teixeira e a pró-reitora de Assuntos Comunitários Clícia Grativol