Posto de coleta da UENF recebe 50 toneladas de doações para Petrópolis

“Amar é um ato de coragem”. A frase de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, traduz muito do que a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) experienciou nos últimos dias. Nesta quarta-feira (23/02) completa uma semana de campanha de arrecadação de doações para a população de Petrópolis, município da região serrana que foi afetado por um grande temporal no dia 15 de fevereiro.

Nos últimos dias a Universidade abriu as portas do Centro de Convenções e tornou-se posto de coleta, recebendo doações e concentrando a arrecadação de órgãos públicos, instituições, igrejas e empresas de Campos e região. Até o momento foram encaminhados para Petrópolis três caminhões de donativos, totalizando 18 toneladas. As entregas foram feitas na última sexta (18), sábado (19) e terça-feira (22), na Universidade Católica de Petrópolis e na Central de Arrecadação do município.

Até o momento o Centro de Convenções recebeu cerca de 30 toneladas de doações, que devem ser transportados nesta semana. No momento, os afetados pela tragédia necessitam de produtos de higiene pessoal (desodorante, absorvente, sabonete, etc.), produtos de limpeza (desinfetante, saco de lixo, luvas descartáveis, detergente, esponja, etc.), alimentos, fraldas geriátricas, roupas de cama e banho, travesseiros e roupas íntimas novas (adulto e infantil).

As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 08h às 18h, no Centro de Convenções da UENF. Entre 17 e 21h, as doações serão encaminhadas da segurança para o setor de transportes da instituição. De 28 de fevereiro a 02 de março as doações ficarão suspensas e retornarão na quinta-feira (03/03), das 08h às 17h.

A aposentada Terezinha Garcia esteve no Centro de Convenções em companhia do filho, Roberto Garcia, para entregar sua doação. Para ela, a Universidade vem cumprindo o seu papel, que é de servir à sociedade.

“É na universidade que os nossos filhos adquirem conhecimento para a vida. Ela existe para estar aliada à sociedade, produz ciência para mudar a vida das pessoas. Quando a UENF abre as suas portas para auxiliar a população, ela cumpre o seu papel”, reforçou.

De acordo com Raul Palacio, reitor da UENF, a ação é uma forma de se solidarizar com os petropolitanos e reforça a importância da instituição.

“Desde o primeiro momento nos solidarizamos com o município de Petrópolis. Nos colocamos a favor da população, como fizemos durante a vacinação e nos testes de Covid. Quero agradecer à sociedade de Campos, que abraçou a causa e continua colaborando diariamente com diversos donativos. Isso reforça o prestígio e respeito da UENF, porque as pessoas contribuem certas de que as doações vão chegar nas mãos de quem precisa”, finalizou.

Ação solidária – Na última quinta-feira (17/02), o grupo Amigos Corredores de Campos organizou uma ação social no campus. Aliando prática esportiva e solidariedade, promoveu treinamento funcional, corrida, caminhada e arrecadou diversos donativos.