PROAC apresenta Programa de Apoio à Inclusão

Evento em homenagem ao mês de Luta da Pessoa com Deficiência teve ainda lançamento de três e-books do NAP

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da UENF (PROAC) realizou na tarde da última quarta-feira, 05/10/22, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, um evento em homenagem ao mês de Luta da Pessoa com Deficiência. Na ocasião, a pró-reitora Clícia Grativol Gaspar de Matos apresentou o Programa de Apoio à Inclusão, que está sendo gestado na Universidade. Também foram lançados oficialmente três e-books do Núcleo de Acessibilidade Pedagógica da UENF (NAP). O evento foi encerrado com uma palestra da professora Cecília Souza Oliveira (UFF/Campos), sobre o tema “Um olhar para a neurodiversidade dentro da sala de aula”.

Ao participar da abertura do evento, o reitor da UENF, Raul Palacio, disse que o número de estudantes com deficiência vem aumentado dentro da UENF e que a inclusão destes alunos tem sido uma prioridade da atual gestão. “A Universidade é para todos. Temos que procurar a melhor forma de atender a todos os nossos estudantes. Ainda estamos muito aquém do necessário, mas aos poucos estamos melhorando”, disse.

O reitor informou que, neste momento, está sendo feita uma licitação para a contratação de uma empresa que irá colocar em prática o projeto de acessibilidade de toda a parte física da UENF, orçado em R$ 14 milhões. Segundo ele, a Universidade vem contratando monitores para trabalhar junto a alunos com deficiência. Ele também destacou o programa Paraesporte da UENF, que atualmente está atendendo cerca de 300 crianças.

Segundo a pró-reitora, o Programa de Apoio à Inclusão da UENF tem por objetivo fornecer suporte aos estudantes com deficiência, neurodiversos, com transtornos mentais, mães, pais e agentes institucionais (serviço social, pró-reitorias, coordenações de curso, NAP, docentes, psicólogos etc). Ela informou que em breve será lançado um aplicativo para incentivar os estudantes a se cadastrarem no Programa.

Ao apresentar os e-books do NAP, a professora Ana Paula Madeira DiBeneditto (LCA/CBB e membro do NAP/UENF) disse que em breve será lançada uma cartilha, em formato digital e impresso, com a compilação do material dos três livros digitais. “A ideia é mostrar o potencial para atender simultaneamente estudantes com deficiência, sem deficiência, neurodiversos e típicos”, disse.

Foram lançados os seguintes e-books: “Boas práticas com a pessoa com deficiência visual” (Maria Teresa dos Santos Ramalho da Cruz, Cláudia Bueno Barboza de Azevedo e Ana Paula Madeira DiBeneditto), “Boas práticas com a pessoa com deficiência auditiva” (Lauiza Rangel da Silva, Liana Pontes Rangel dos Santos e Ana Paula Madeira Di Beneditto) e “Boas práticas com estudantes neurodiversos: orientações para docentes do ensino superior” (Gabriela Souza Silva e Ana Paula Madeira DiBeneditto)

Os e-books podem ser baixados AQUI.