PROAC realiza evento em homenagem ao mês de luta da pessoa com deficiência nesta quarta, 05/10

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da UENF (PROAC) realiza nesta quarta-feira, 05/10/22, a partir das 17h, no Auditório 4 do Centro de Convenções Oscar Niemeyer, um evento em homenagem ao mês de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento contará com lançamento de três ebooks do Núcleo de Acessibilidade Pedagógica da UENF – NAP/UENF, de autoria da professora Ana Paula Madeira Di Beneditto (LCA/CBB e membro do NAP/UENF) e com uma a palestra sobre o tema Um olhar para a neurodiversidade dentro da sala de aula”. A palestra será ministrada pela professora Cecília Souza Oliveira (UFF/CAMPOS).

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida das pessoas com deficiência e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos na data. As comemorações ocorrem desde 1982 e foram uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol dos portadores de deficiência há mais de 40 anos (informação extraída de: https://bvsms.saude.gov.br/21-9-dia-nacional-de-luta-da-pessoa-com-deficiencia-2/).

Além disso, com o objetivo de comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos e conscientização sobre a necessidade e importância da acessibilidade, setembro é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, conhecido como Setembro Azul (informação extraída de https://www.ifnmg.edu.br/). No Brasil, o Dia do Surdo é comemorado em 26 de setembro em referência a data de fundação do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos.

– Abertura do evento feita pela ProAC UENF – Profa. Clícia Grativol Gaspar de Matos (Pró-Reitora de Assuntos Comunitários)

– Lançamento dos 3 e-books do Núcleo de Acessibilidade Pedagógica da UENF – NAP/UENF – Profa. Ana Paula Madeira Di Beneditto (Professora do LCA/CBB e membro do NAP/UENF)

– Palestra: “Um olhar para a neurodiversidade dentro da sala de aula” – Profa. Cecília Souza Oliveira – UFF/CAMPOSA Profa. Cecília é docente do curso de psicologia da Universidade Federal Fluminense na cidade de Campos dos Goytacazes desde 2014. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005), Mestrado (2006/2008) e Doutorado (2008/2012) em Neurociências pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, com ênfase na área de processos cognitivos, avaliação neuropsicológica, aspectos comportamentais e síndromes genéticas (informação retirada do CV Lattes).
Link CV Lattes – http://lattes.cnpq.br/5850424815933698

Data: 5 de outubro de 2022, quarta-feira, às 17h