Professor da UENF indicado para Diretoria da América do Sul do Future Earth Coasts

Professor Carlos Eduardo de Rezende

Em agosto de 2020, o Professor Carlos Rezende do Laboratório de Ciências Ambientais do CBB/UENF foi reconduzido por mais 5 anos como Diretor da Parceira de Engajamento Regional (REP) da América do Sul no âmbito do Projeto Internacional Future Earth Coasts.

O Future Earth Coasts é um projeto que reúne esforços globais, há mais de 20 anos, para fortalecer a interface ciência-política e contribuir para garantir um futuro costeiro sustentável. As atividades de pesquisa e articulação com países da América do Sul foram iniciadas em 2012, com a participação dos Professores Marcos Antonio Pedlowski e Luiz Drude de Lacerda.  No início esta iniciativa internacional era chamada Land Ocean Interaction Coastal Zone (https://futureearth.org/networks/global-research-projects/future-earth-coasts-formerly-loicz/) e em 2015 foi transformada no Future Earth Coast (FEC), (https://www.futureearthcoasts.org/).Seu objetivo é desenvolver uma comunidade científica e tecnológica apta a produzir conhecimento e que dialogue com outros setores da sociedade, como legisladores, indústria e outras partes interessadas.

O professor Rezende é Cientista do Nosso Estado pela Faperj, bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq e, em julho de 2020, foi indicado como membro titular do Comitê de Assessoramento de Engenharia e Ciências Ambientais do CNPq.

A indicação para a diretoria do Future Earth Coasts é mais um importante reconhecimento da comunidade internacional à competência e liderança acadêmica do professor Carlos Rezende em estudos oceânicos.

“Estar envolvido neste projeto é uma oportunidade para contribuir para o avanço das políticas públicas no que tange a sustentabilidade e adaptação das zonas costeiras diante das pressões humanas. O grupo de pesquisadores é composto por profissionais experientes, de diferentes continentes, e tem sido uma oportunidade para construirmos uma agenda para o futuro das zonas costeiras. Neste momento estamos produzindo uma edição especial sobre Governança de Riscos nas Zonas Costeiras nos países que compõem os BRICS, na revista Ocean & Coastal Management. A participação neste grupo também possibilita a alocação de pós-graduandos e pesquisadores em diferentes países, além das reuniões anuais e organização de eventos internacionais”, afirmou o professor Rezende.

A Assessora de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, professora Angela Pierre Vitória, ressaltou a importância da indicação para a UENF, pois traz visibilidade internacional para a instituição. Destacou ainda que o reconhecimento é relevante também para o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, considerado pela CAPES um programa de excelência internacional (nota 6).

Para o reitor da UENF, professor Raul Palacio, o reconhecimento nacional e internacional dos profissionais da UENF é motivo de orgulho e comemoração para toda a comunidade acadêmica. “A UENF saúda o professor Carlos Rezende,  temos a certeza de que ele continuará fazendo um grande trabalho à frente da diretoria da Parceira de Engajamento Regional (REP) da América do Sul”, disse o reitor.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo