Professores da UENF na Lista dos Melhores Cientistas da Research.com

Pela segunda vez consecutiva, dois professores do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF (CCB) figuram no Ranking de Melhores Cientistas da Research.com. Publicado em 17/04/23, o ranking brasileiro traz o professor Carlos Eduardo de Rezende, do Laboratório de Ciências Ambientais do (LCA), ocupando o 22º lugar na área de Ciências Ambientais e o professor Fábio Lopes Olivares, do Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT), na 21ª posição na área de Ciência de Plantas.

Para a elaboração do ranking de Ciências Ambientais, foram analisados 11.258 pesquisadores, enquanto para a área de Ciência de Plantas foram analisados 5.065 cientistas do País. O ranking traz também a relação mundial dos melhores cientistas. A posição no ranking é baseada no D-index de cada cientista, de acordo com informações coletadas dos bancos de dados OpenAlex e CrossRef. A pesquisa é coordenada pelo cientista da computação Imed Bouchrika, PhD.

Carlos Eduardo de Rezende

Rezende aparece no ranking com D-Index 38, 5.358 citações e 211 publicações. Sua posição mundial é 4.696. Os trabalhos mais citados do cientista incluem, de acordo com a Research.com: “Propriedades químicas de um Cambissolo cultivado com cana-de-açúcar, com preservação do palhiço e adição de vinhaça por longo tempo” (145 citações), “A biogeoquímica e distribuição de metais traço de rizosferas de mangue” (142 citações) e “Um extenso sistema de recifes na foz do rio Amazonas”. (129 citações). Veja seu relatório completo AQUI.

Já Olivares figura no ranking da Research.com com um total de 8.921 citações, D-Index 42, 120 publicações e posição mundial nº 1.402. seus trabalhos mais citados incluem: “Os ácidos húmicos isolados do composto de minhocas aumentam o alongamento da raiz, a emergência lateral da raiz e a atividade da membrana plasmática H+-ATPase nas raízes do milho” (492 citações), “Infecção e colonização de cana-de-açúcar e outras gramíneas por bactérias diazotróficas endofíticas” (356 citações) e “Infecção e colonização de plântulas de arroz pela bactéria promotora de crescimento vegetal Herbaspirillum seropedicae Z67” (283 citações). Veja seu relatório completo AQUI.

— A base de dados cienciométrica do Reserach.com conta com mais de 130 mil pesquisadores altamente qualificados e distribuídos em 24 disciplinas (campos de conhecimento). Considerando esse cenário competitivo e a precarização do apoio a atividade científica no Brasil, considero minha posição no ranking relativamente inesperada — disse o professor Fábio Lopes Olivares.

Na sua opinião, o resultado evidencia que as pesquisas desenvolvidas na UENF são reconhecidas como de alta qualidade pelos pares e pelos especialistas na área, produzindo impacto. Ele acredita que o ranking pode possibilitar o incremento das colaborações com outros pesquisadores de alto nível e instituições renomadas, levando a avanços significativos nas pesquisas e contribuições para o sistema de produção agrícola.

Fábio Olivares

Ele atribui o resultado a uma série de fatores, destacando o financiamento da Faperj desde 2001, além de outros financiamentos internacionais. Também destaca o desenvolvimento de pesquisas que combinam descobertas científicas com derivações tecnológicas. Outro aspecto importante, segundo ele, é a formação de grupos com pesquisadores altamente qualificados, com competências e abordagens complementares.

Doutor em Agronomia (Ciências do Solo com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo), Olivares tem sua carreira científica centrada na construção de fundamentos e aplicações relacionadas a bioinsumos microbianos para a agricultura com mais de 200 itens de impacto científico e tecnológico (formação de recursos humanos, artigos, livros e capítulos de livros, patentes, tecnologias sociais e iniciativas de popularização da ciência).

— Colaborei na fundação do Núcleo de Desenvolvimento de Insumos Biológicos para Agricultura (NUDIBA/UENF), onde em estreita colaboração com o professor Luciano Canellas desenvolvemos tecnologias e a difusão de conhecimentos relacionados à geração de produtos biológicos aplicados à agricultura. Atuo nos temas: Biofertilizantes e Bioestimulantes para Agricultura, Biotecnologia de Inoculantes microbianos, Enriquecimento biológico de substratos para plantas e Microbiomas Vegetais — informou.

NOTÍCIAS

EDITAIS