Projeto ‘Ainda dá tempo’ da UENF resgata sonhos e transforma vidas pela educação

• Categoria do post:Notícias

Há  mais de um ano acontecendo na UENF, o projeto “Ainda dá tempo” tem colhido frutos de uma educação realizada com amor, respeito e comprometimento. Os alunos são trabalhadores terceirizados da UENF que precisaram interromper os estudos na infância e  na adolescência, mas  agora podem estudar no ambiente de trabalho. Além de dar a oportunidade para os colaboradores voltarem aos estudos, o projeto visa também colaborar no resgate da autoestima e mostrar distintas possibilidades que a vida pode oferecer por meio da aquisição de novos conhecimentos e experiências.

Decidida em ser uma servidora pública, a aluna do projeto Patrícia Alves Machado, 42 anos, passou no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e agora irá cursar o Ensino Médio. O Encceja é um exame que afere competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade

— Aos 14 anos, parei de estudar na 7ª série do fundamental. Tenho muito arrependimento de não ter continuado os estudos na idade certa, pois depois de mais velha eu não conseguia tempo para estudar, ficava desanimada, pois é muito difícil trabalhar o dia todo e ainda ir para a escola à noite. O projeto deu o empurrão que eu precisava. Agora estou animada para concluir o Ensino Médio e passar em um Concurso Público — declara Patrícia.

A aluna Abgail de Oliveira da Conceição, 55 anos, interrompeu os estudos na 4ª série, aos 9 anos. Com a morte do pai, ela precisou começar a trabalhar na lavoura para ajudar no sustento da família. Há nove anos, ela trabalha como auxiliar de serviços gerais na UENF.

— Não tive a chance de estudar na idade certa. Quando soube do projeto fiquei muito animada. Frequento as aulas e não gosto de faltar.  Os professores são atenciosos. Estou aprendendo bastante — conta Abgail.

Para a servidora e professora voluntária Neiva do Amaral, ter a oportunidade de dar aulas no projeto é um presente maravilhoso e enriquecedor.

— Ensino e aprendo muito. Observando a evolução dos alunos fico motivada para buscar novas metodologias de ensino. Mas para isso tenho uma parceira super competente e comprometida com o crescimento dos alunos que é a professora Rosilani. É uma sala onde o amor floresce, a amizade cresce e a educação acontece — declara a professora.

Ainda dá tempo – A realização do projeto é da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (ProAC). As aulas acontecem terças, quartas e quintas-feiras, no horário de almoço, no P9. Atualmente, o projeto é realizado pelos seguintes professores voluntários: Neiva do Amaral Lemos Haddad, Carlos Jober Brito de Barros e Rosilani Baltazar da Silva.