Projeto de extensão coleta tampinhas de plástico no campus da UENF

Com o objetivo de conscientizar os estudantes a respeito dos problemas causados pelo plástico e microplástico no meio ambiente, o projeto de extensão “Do plástico ao microplástico” está coletando tampinhas de plástico em vários pontos da UENF e fora da Universidade. O projeto é coordenado pela professora Maria Cristina Canela, do Laboratório de Ciências Químicas (LCQUI) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

A professora lembra que o descarte incorreto do plástico e microplástico no meio ambiente afeta de maneira direta e indireta a saúde humana e dos ecossistemas.

— A consciência acerca dos hábitos do nosso dia a dia levará a uma melhora na qualidade de vida das próximas gerações. Como ação concreta, temos a nobre missão de coletar tampinhas de plástico em vários pontos. O projeto da professora Gudélia Morales também tem nos ajudado — ressalta a professora.

As tampinhas serão entregues na ONG “Obra Social Santa Bernadette de Soubirous”, vinculada à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Campos dos Goytacazes, que realiza um projeto de alfabetização de crianças carentes.

— Esta obra de alfabetização foi iniciada pela professora Olga Machado, do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) e queremos ajudá-la — declara.

Confira os pontos de coleta no mapa.

Dúvidas pelo e-mail microplastico.exten@uenf.br