Projeto do NEABI/UENF contemplado pelo Fundo Baobá

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UENF (NEABI) foi contemplado no Edital Apoio Emergencial contra o Coronavírus, promovido pelo Fundo Baobá para Equidade Racial, com a quantia R$ 2,5 mil. Segundo a coordenadora do NEABI, professora Maria Clareth Gonçalves Reis, o dinheiro será utilizado na compra de cestas básicas e produtos de higiene que serão doados a 50 famílias carentes de Campos dos Goytacazes.

“Pretendemos comprar alguns produtos com os pequenos agricultores familiares, especialmente os quilombolas da região, por se tratar de um Fundo para Equidade Racial . Assim poderemos contribuir duplamente, pois a agricultura familiar também está sofrendo com as consequências da pandemia”,  explica Clareth, lembrando que  o projeto foi  construído pelo NEABI, com o apoio da ONG Bem faz Bem.

Maria Clareth Gonçalves Reis

Segundo Clareth, a iniciativa de submeter o projeto ao Fundo Baobá foi uma forma de tentar contribuir para o controle da pandemia no município.

“Sabemos que os mais vulneráveis a qualquer pandemia são, em sua grande maioria, as famílias negras da classe trabalhadora que moram em periferias em condições precárias. Esperamos que estas pessoas possam ter condições, nem que sejam mínimas, de se defender contra o novo coronavírus e que a nossa proposta de ajuda possa contribuir, de alguma forma, com a redução dos números de casos que se alastram pelo Estado do Rio de Janeiro”, afirma.

O resultado do  Edital foi divulgado no último dia 30. Foram contemplados 220 projetos, sendo 130 pessoas e 90  organizações, que receberão repasses de R$ 2,5 mil. O Edital recebeu 1037 solicitações de apoio a projetos de combate ao coronavírus em comunidades vulneráveis.

Segundo o Fundo Baobá, a pandemia do coronavírus ameaça principalmente os negros:  “Índices de doenças que favorecem uma evolução mais grave da COVID-19, como hipertensão e diabetes, são mais elevados entre os negros. Nem mesmo a informação chega da mesma forma igual à população negra. Juntos, estes fatores colocam os negros entre os que estão em maior risco de contaminação pelo coronavírus”.

O edital teve por objetivo selecionar propostas de ações de prevenção ao coronavírus realizadas junto às comunidades periféricas e outros territórios de vulnerabilidade, às populações em situação de rua, populações privadas de liberdade, jovens que cumprem medidas socioeducativas e idosos, residentes em áreas remotas de todas as regiões do país, como comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas, ciganos, migrantes, refugiados e outras comunidades tradicionais, nas florestas e ilhas onde haja casos notificados, em fase de análise, ou casos confirmados de contaminação pelo coronavírus. 

O NEABI se insere em  uma rede de articulação nacional formada por cerca de 130 núcleos localizados em instituições de ensino  superior. A ideia central é atuar no campo de ensino, pesquisa e extensão, com ações voltadas para a promoção da equidade.

Um dos objetivos do NEABI/UENF é incentivar os estudos sobre a história das populações negras e indígenas, incorporando a luta contra o racismo, o preconceito e toda forma de discriminação. Nesse sentido, as ações do Núcleo se encaixam no propósito do Edital Fundo Baobá de Equidade Racial.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo