Reforma psiquiátrica é tema de mesa redonda na UENF

Com o objetivo de promover um debate público sobre a Reforma Psiquiátrica no Brasil, no dia 19 de maio, quarta-feira, às 18 horas, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) vai promover a mesa redonda on-line “Manicômio nunca mais? Desafios atuais para a reforma psiquiátrica”. A transmissão será feita pela UENF Tv, no YouTube.

O encontro é organizado pelos bolsistas do projeto de extensão “A rede de atenção psicossocial e as redes informais na saúde: gestão e ordenamento social em Campos dos Goytacazes”, coordenado pelo professor Roberto Dutra, do Laboratório de Gestão de Políticas Públicas (LGPP).

A programação vai contar com a presença da professora Luana da Silveira, do curso de Psicologia da UFF Campos, e da servidora pública municipal e psicóloga, Jhayana Couto Lins. O evento é aberto ao público e para participar não é necessário fazer inscrição.

De acordo com Roberto Dutra, coordenador do projeto, o tema foi escolhido pelo aniversário de 20 anos da mudança legal em direção à reforma psiquiátrica.

“Precisamos discutir os obstáculos na construção de um modelo de atenção psicossocial garantidor de direitos, superar a percepção de que sofrimento psíquico é um problema localizado de grupos específicos. Precisamos construir e difundir a percepção de que o cuidado em saúde mental é e deve ser um direito social universal”, finalizou.

Para acompanhar todas as atividades do projeto de extensão, basta acessar o perfil @sm.bruaca no Instagram.