Reitor da UENF participa de debate sobre os duodécimos

Na última quarta-feira, 11/08/21, o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Raul Palacio, mediou o debate on-line “Financiamento das universidades estaduais do RJ: duodécimos em questão”. A conferência foi promovida pelo Portal Eu, Rio. Participaram o deputado estadual Waldeck Carneiro, o professor e ex-deputado Comte Bittencourt e o jornalista Edison Corrêa, representante do Portal e mediador.

Os duodécimos são recursos destinados mensalmente às universidades, de acordo com seus orçamentos, garantindo o funcionamento de suas políticas públicas. Atualmente, a verba não está sendo repassada para as instituições.

Raul destacou a importância das universidades no desenvolvimento municipal e estadual.

“As universidades têm um papel fundamental no desenvolvimento do estado, a partir da criação de um capital social que permita que, realmente, a cidade se desenvolva. Não é recurso por recurso, não é colocar dinheiro em qualquer coisa. É simplesmente entender uma cidade, entender qual é a área do desenvolvendo que essa universidade está, para poder desenvolver a sua pesquisa e fomentar o desenvolvimento integral, auxiliando a sociedade como um todo”, comentou.

O reitor ressaltou o prejuízo causado pela falta dos repasses.

“Não temos um problema de falta de recursos, é uma escolha política. Existe a obrigação de gastar esse dinheiro com a Educação. Quando o estado arrecada menos, as universidades precisam se reprogramar dentro desses recursos, mas não é isso que está acontecendo. Temos um caixa de 1,8 bilhões para serem gastos e estamos no último ano do governo atual. Isso demonstra falta de planejamento em relação às universidades. O desenvolvimento das universidades significa o desenvolvimento do estado”, ponderou.

No fim da conferência, Raul destacou o papel social da UENF.

“Temos projetos destinados aos adolescentes, através do pré-vestibular, possibilitando que ele seja nosso aluno. Continuamos com esses alunos na pós-graduação, mestrado e doutorado. Além disso, temos o Doutor Empreendedor e a Incubadora de Empresas, que pega esse menino que veio lá da escola pública e possibilita que ele desenvolva a sua empresa. A universidade pública forma cidadãos, porque atende às necessidades da sociedade, forma a sociedade como um todo e o ser social, que vai trabalhar, no futuro, no desenvolvimento do Brasil”, finalizou.

O debate on-line foi promovido pelo Portal Eu, Rio. Foto: Reprodução da internet