Reitores das universidades públicas de Campos se reúnem com vice-prefeito e secretário municipal de educação

Os reitores do IFF Campos, Jefferson Azevedo; e da UENF, Raul Palacio; e o diretor da UFF, Roberto Rosendo; estiveram reunidos com o vice-prefeito de Campos, Frederico Paes, e o secretário municipal de educação, Marcelo Feres, na última segunda-feira (25/05), na sede da Prefeitura. Na ocasião, foi discutida a inclusão das instituições de ensino superior nas políticas públicas de Educação implantadas no município.

Uma das pautas foi a criação de um sistema único de educação no município, abrangendo da Educação Básica ao Ensino Superior. Com a pandemia, as relações entre as instituições e a sociedade aumentaram, promovendo uma grande troca de conhecimento e interação entre educadores de diversos níveis.

A ação tem o objetivo de proporcionar a formação de estudantes com um conhecimento diferenciado, focado na Ciência e na Educação, contribuindo com a atualização e formação de docentes a partir da troca de experiências.

O grupo de trabalho também debateu sobre o desenvolvimento de projetos na área da cultura de forma ampla e sobre a capacitação dos professores da rede municipal para o ensino híbrido, a partir das experiências e do conhecimento desenvolvido pelas universidades sobre o tema. Durante o encontro, também foi abordada a possibilidade de inclusão de servidores das instituições de Ensino Superior no calendário de vacinação, junto com os servidores da Educação.

Para o reitor da UENF, Raul Palacio, as ações discutidas são muito importantes pois ampliam as políticas públicas de Educação melhorando a qualidade do ensino e proporcionando uma rica troca de experiências. “A inclusão das instituições de ensino superior nas politicas públicas do município visa proporcionar uma experiência importante pois envolve professores, alunos da educação básica, alunos da graduação, graduandos e pós-graduandos, possibilitando uma maior interação entre a ciência e a educação, através da integração de educadores e alunos de diferentes níveis de ensino”, afirmou.

O reitor do IFF Campos, Jefferson Azevedo ressaltou que o município de Campos dos Goytacazes é um dos poucos municípios do interior que possibilita aos estudantes o percurso completo ao longo de todos os níveis e modalidades da educação, da Educação Infantil ao Doutorado e que “estrategicamente, devemos articular ações que potencializem a interação entre os mesmos, fortalecendo a qualidade da educação municipal, especialmente a Educação Básica. Se a Educação é, de fato, prioridade, todos os níveis da Educação devem se percebidos como um direito humano e um bem social”.

O diretor da UFF Campos, Roberto Rosendo, ressaltou a importância da educação e da articulação do polo universitário de Campos com a prefeitura e o empresariado local, tendo em vista a resolução de problemas e a promoção do desenvolvimento da cidade.

Propôs que a referida articulação seja construída com a participação do Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (FIDESC), que é constituído por instituições de ensino e pesquisa de ponta.

Para o professor Marcelo Feres, a aproximação das universidades com o município é uma diretriz de gestão pública do prefeito Wladimir Garotinho e do vice Frederico Paes, e pode começar a entregar soluções para desafios no ensino híbrido: “Teremos um projeto chamado Estação Educação que envolve a produção de conteúdos digitais e transmissão de aulas diárias para todas as turmas da rede pública municipal de cada ano escolar, tanto do ensino infantil quanto do fundamental. Penso que as universidades podem nos ajudar tanto no nível pedagógico e tecnológico no desenvolvimento deste projeto. E eles já se mostraram dispostos a fortalecer cada vez mais parceria com a Seduct”.

Frederico Paes falou que o município optou desde o início por “discutir amplamente seu Plano de Retomada das Aulas, em modo híbrido, com representantes da sociedade civil, escolas e o Ministério Público, de forma transparente e responsável”. Hoje, citou o vice-prefeito, o município aguarda recurso sobre decisão da Justiça de Campos concedida no dia 21, que suspendeu a vacinação dos profissionais de Educação.