Servidores da UENF lançam livros na Câmara nesta quinta-feira

Sérgio Arruda

Os servidores da UENF Sérgio Arruda de Moura, Cristiano Peixoto Maciel e Wesley Barbosa Machado participam nesta quinta-feira (11/05), das 16 às 18 horas, no Foyer da Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes-RJ, da primeira edição do Projeto Tarde de Autógrafos da Escola Legislativa de Campos.

Professor do Laboratório de Estudos da Educação e da Linguagem do Centro de Ciências do Homem (LEEL/CCH), Sérgio Arruda vai relançar seu primeiro romance, “Um cão late na noite”. A obra é protagonizada por jornalistas.

— Uma jornalista tem nas mãos uma história esquecida há mais de vinte anos e quer apurá-la. Para isso, entra em contato com um dos personagens desta história, que também é jornalista. Começam então a desvendar a história, por sua vez, protagonizada por um menor infrator, que se vivo estivesse, seria já um adulto.É uma história sobre esta trajetória, o que se vai descobrindo no caminho, uma história dentro de outra, sendo a jornalística a que ocupa o centro — disse Arruda à ASCOM/UENF no ano passado, por ocasião do lançamento do livro.

Nascido no Recife, onde se graduou em Letras e Jornalismo e fez mestrado em Teoria Literária, Arruda veio para o Rio em 1987 para fazer doutorado em Literatura Comparada na UFRJ. Em 1995, ingressou na UENF, atuando no Laboratório de Cognição e Linguagem (LCL).

Cristiano Peixoto é técnico ambiental da UENF e diretor do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Estado do Rio de Janeiro (Sintuperj). Ele vai relançar o livro “Educação Ambiental; Contos, microcontos e desencontros”.

Segundo Cristiano, o livro tem o objetivo levar o leitor a “uma reflexão sobre as questões ambientais de forma lúdica, emocionante, prazerosa e até engraçada”.

— Os contos e microcontos passam uma mensagem com objetividade e nem sempre têm um fim no ponto final. Nossa pretensão é que você se divirta. E, se achar pertinente, que incorpore em seu cotidiano algumas coisas boas que discutimos aqui dentro — afirmou Cristiano em 2019, próximo ao lançamento do livro no Festival Doces Palavras – UENF.

Cristiano está na UENF desde 2002, é mestre em Engenharia Ambiental e pós-graduado em Educação Ambiental. Atua ainda como professor convidado da Pós-Graduação em Educação Ambiental do IFF desde 2012.

Servidor municipal cedido à UENF, o jornalista, compositor e editor de livros Wesley Machado atua na Assessoria de Comunicação (ASCOM). Mestrando em Cognição e Linguagem na UENF, Wesley vai lançar a terceira edição do livro “A bola, a arte e a vida”.

— Em abril de 2020, no início da pandemia de Covid, voltei a lançar um livro depois de oito anos da publicação do meu primeiro livro em 2012. Na edição, que eu havia iniciado em 2014 e dado continuidade em 2018, este livro chegou a ter mais de 300 páginas. Então decidi dividir o livro em dois. Lancei o “Botafogo Roxinho” em 2020. E em 2021. lancei o que chamo de Lado B, que foi este “A bola, a arte e a vida”, que tem textos para além do intracampo, como sobre a relação de artistas com o futebol e entrevistas, dentre elas com Nilton Santos — contou Wesley.