Simpósio de Saúde Mental terá continuidade em 2020

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), segunda-feira, 07 de outubro de 2019 – Nº 3.938

Simpósio de Saúde Mental terá continuidade em 2020

A segunda edição do Simpósio de Saúde Mental na Universidade teve suas últimas atividades realizadas na última quinta-feira, 03/10/19, no Centro de Convenções da UENF. O evento, que começou no dia 01/10, reuniu professores, pesquisadores e alunos interessados no debate sobre o tratamento psíquico e o acolhimento no meio acadêmico.

No primeiro dia de Simpósio, as mesas de debate abordaram o mal-estar na universidade de modo geral e os fatores que levam ao adoecimento psíquico. Na quarta-feira, dia com programação mais extensa, foi discutido o modo de produção acadêmica e sua relação com transtornos mentais e possibilidades de atendimento dentro da universidade. À tarde, houve também apresentação de um grupo de Street Dance e aula de yoga com a professora Eneida Duarte (Maypur Yoga).

A última mesa de debate, na quinta-feira, discutiu o uso de drogas e o adoecimento na universidade, além de uma roda de conversa e apresentação de trabalhos orais. Ao todo, foram realizadas oito mesas de debate. Entre os cerca de vinte e cinco debatedores, professores, psicólogos e assistentes sociais de diversas instituições de Campos (UENF/UFF/IFF/FMC).

Organizadora do Simpósio, a professora da UENF Verusca Reis destacou a variedade de debates, que abordaram desde a parte teórica até iniciativas que deram certo na prática. Segundo ela, o evento evidenciou a demanda por tratamento nas instituições de ensino, além de mostrar práticas que podem ser usadas na própria UENF.

– A gente percebe que, a despeito de ser pública ou privada, está tendo muita demanda e as instituições precisam investir mais no tratamento e também trabalhar os relacionamentos dentro da instituição, em todas as instâncias. O evento proporcionou um aprendizado coletivo. Vamos vendo o que funciona para aplicar na UENF – disse Verusca, que já projeta nova edição em 2020.

O Simpósio de Saúde Mental na Universidade foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Cognição em Linguagem (PGCL/UENF) e teve como apoiadores espaço de saúde mental Vila Verde e o Instituto Galzu.

Texto: Gabriel Torres

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813