UENF e Reserva Caruara oficializam parceria para fomento à pesquisa  

Acordo entre a instituição e a unidade de conservação mantida voluntariamente pelo Porto do Açu proporciona ampliação dos estudos e capacitações que envolvem a Caruara como objeto de estudo 

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e a Reserva Caruara firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para desenvolvimento de pesquisas na unidade de conservação criada e mantida pelo Porto do Açu, em uma área de restinga entre as Lagoas de Grussaí e Iquipari, em São João da Barra. 

O reitor da UENF, professor Raul Palacio; o pró-reitor de Extensão, Olney Motta; o diretor de Administração Portuária do Porto do Açu, Vinicius Patel; e o gerente de Relações Portuárias e Reserva Caruara, Caio Cunha, participaram da cerimônia de assinatura do convênio, que aconteceu na sede da Reserva Caruara, na última quinta-feira, 23/03.  

O reitor lembrou que a parceria com a Caruara é de longa data e que o Acordo firmado é uma forma de institucionalizar um trabalho de pesquisa que já acontece. Com isso, será possível fazer projetos específicos dentro da Reserva Caruara e trazer novos pesquisadores, cumprindo um dos objetivos da universidade pública, que é a educação em relação ao meio ambiente. 

Raul levantou uma questão preocupante em relação à forma com que a compensação ambiental é empregada atualmente.

— Mais de 99% do dinheiro que o Porto do Açu coloca no Fundo Estadual é destinado a outra região que não é a Norte/ Noroeste do Estado. Conversamos sobre a possibilidade de a Universidade e o Porto terem uma ação mais agressiva para conseguir que parte desse recurso venha também para nossa região. A população daqui tem que ver e entender esse efeito da compensação ambiental — destacou.  

Segundo o gerente de Relações Portuárias e Reserva Caruara, Caio Cunha, a Reserva tem a missão de proteção e conservação da biodiversidade e atua há 12 anos através de três pilares básicos: educação e pesquisa científica; fomento às atividades de turismo e ecoturismo; e serviços ambientais.  

— Dentro do pilar de educação e pesquisa científica, essa parceria com a UENF dará mais transparência às ações que são realizadas na prática, mas agora com um caráter institucional. Com um convênio celebrado, temos definido o papel de cada uma das instituições e isso nos proporciona geração de mais conhecimento e mais pesquisa. Inclusive, temos algumas estruturas dedicadas a isso, como a “A casa do pesquisador”, um local com maior conforto para receber os profissionais que precisam trabalhar por horários extensos — afirmou Caio Cunha. 

Sobre a Reserva Caruara 

A Reserva Caruara é uma Unidade de Conservação, do tipo RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), criada de forma voluntária em 2012 pela Porto do Açu Operações, com a missão de proteger, restaurar e promover a biodiversidade do maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil, por meio de ações e serviços que gerem conhecimento científico, educação e benefícios ambientais, sociais e econômicos. Em 2022 a sede da Reserva Caruara foi inaugurada com o objetivo de potencializar o Turismo Sustentável, os Serviços Ambientais e a Educação e Pesquisa Científica. 

São 40 km² de área protegida — o que equivale a mais de 5 mil campos de futebol; mais de 1,3 milhão de mudas plantadas; 573 espécies de fauna catalogadas; 307 espécies de flora catalogadas; cerca de 50 trabalhadores fixos dedicados ao processo de restauração e de conservação das tartarugas marinhas na região, com 100% de mão de obra local. 

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo