UENF empossa novos professores

Na última quinta-feira, 13/04/23, foram empossados novos professores da UENF. A posse foi realizada na sala de reuniões da Reitoria da UENF. Os novos professores receberam as boas vindas do reitor, Raul Palacio; da vice-reitora, Rosana Rodrigues; do diretor Geral Administrativo, Pedro César da Costa Soares; e do gerente de Recursos Humanos, Francisco Balbi.

Na ocasião, foi explicado que o termo de posse e do ato de investidura, que antes eram entregues impressos, agora são disponibilizados pelo sistema SEI. Após algumas explicações sobre os procedimentos administrativos, incluindo processos de enquadramento e progressão, eles deixaram suas mensagens de boas vindas aos novos docentes.

O reitor falou sobre os investimentos em equipamentos de ponta nos três anos recentes. Ressaltou que a UENF está preparada para atender à sociedade, destacando o papel da universidade durante a vacinação contra a COVID-19, quando foram vacinadas mais de 100 mil pessoas na UENF.

— Daqui para frente vocês são a UENF. E tudo o que a UENF faz vira referência na cidade e na região. E vocês vão ser também exemplo para a cidade. Quero que vocês sintam o quanto especiais vocês são. Sejam felizes aqui na UENF — afirmou Raul.

A vice-reitora falou brevemente sobre a criação da UENF, destacando o papel e a importância da Universidade no desenvolvimento regional. Os docentes receberam o plano diretor da UENF escrito por Darcy Ribeiro.

— A UENF está entre as 15 melhores universidades do Brasil e é a segunda melhor universidade do estado do Rio de Janeiro. A UENF foi pensada para ser uma universidade diferente, inovadora e com um modelo que estimula o compromisso com a ciência. São 30 anos de história e por isso temos o nosso mote: “Honrando o passado e construindo o futuro”, com excelência no ensino, na pesquisa e na extensão — destacou Rosana.

O diretor geral de administração apresentou brevemente a estrutura da Diretoria e reforçou o compromisso de atendimento às demandas da instituição:

— A DGA funciona sempre de portas abertas para todos — reforçou César.

Francisco Balbi também deu as boas vindas aos novos docentes, colocando a GRH à disposição de todos.

Os novos docentes são oriundos de diversos estados e alguns egressos da UENF que fizeram depoimentos emocionados sobre a mudança promovida pela UENF em suas vidas.

— Sou de Itaperuna. Fui aluno da segunda turma da UENF em 1994. Fiz minha graduação, mestrado e doutorado na UENF. Fiz carreira como engenheiro fora da universidade e agora sou professor da UENF — disse Niander Aguiar Cerqueira.

— Cheguei à UENF em 2011 para cursar Pedagogia. Estudar em uma universidade do porte da UENF transformou minha vida. Terminei o mestrado em 2017 já aprovada no doutorado — informou a nova professora do Centro de Ciências do Homem (CCH), Gabriela do Rosario Silva.

A posse contou também com as presenças da pró-reitora de Assuntos Comunitários, Clicia Grativol; do pró-reitor de Extensão, Olney Vieira da Motta; e da assessora de Cultura da UENF, Priscila de Castro, entre outras pessoas, como familiares dos professores.