UENF empossa sua primeira reitora

• Categoria do post:Notícias
Professora Rosana Rodrigues, primeira reitora da UENF

Rosana Rodrigues e Fábio Lopes Olivares tomaram posse em Sessão Solene do CONSUNI, com a participação maciça da comunidade acadêmica e de autoridades do estado e do município

Em um dia histórico para a UENF, a professora Rosana Rodrigues tomou posse na tarde da última terça-feira, 14/11/23, como a primeira reitora da Universidade. Ela e o vice-reitor, professor Fábio Lopes Olivares, foram empossados em Sessão Solene do Conselho Universitário da UENF (CONSUNI), no auditório do Centro de Convenções Oscar Niemeyer.

Rosana e Fábio foram eleitos para a gestão 2024-2027, que se inicia em 1º de janeiro de 2024. Na UENF desde a sua fundação, em 1993, Rosana Rodrigues — que é vice na gestão atual — vai substituir o reitor Raul Palacio, no cargo desde 2020. Em seu discurso de posse, Rosana mencionou o trabalho feito por todos os ex-reitores que a antecederam, ressaltando que cada um deles deixou sua marca, ajudando a consolidar a UENF no território nacional.

O auditório do Centro de Convenções ficou lotado durante a Sessão Solene do CONSUNI

— Que possamos contribuir para o avanço da sociedade por meio da Educação e da Ciência, promover a diversidade e a inclusão na Ciência, incentivar a pesquisa e a inovação para enfrentarmos os desafios da contemporaneidade — afirmou Rosana.

Emocionada, ela agradeceu o apoio do pai, Geraldo Rodrigues, de 81 anos, fundamental para que iniciasse o curso de Engenharia Agronômica.

— Com sua sabedoria, ele me levou para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde fiquei em um alojamento — lembrou Rosana, que é mestre em Fitotecnia pela UFRRJ, doutora em Produção Vegetal pela UENF e pós-doutora em Biologia Molecular pela University of Florida.

Presente ao evento, Geraldo Rodrigues, pai de Rosana, disse que a filha é motivo de muito orgulho para ele.

Rosana Rodrigues entre o reitor Raul Palacio (esquerda) e seu vice, Fabio Olivares

— Sou da Zona da Mata Mineira, de onde saí com 15 anos para vir morar no Rio de Janeiro. Com 20 anos casei, Rosana veio com 21 anos. Ela representa tudo isso, é um esforço dela. É lógico que a gente apoiou, que a gente correu atrás. Tivemos aquelas dificuldades todas que as pessoas sabem, mas o êxito está aí. A gente tendo honestidade, tendo Deus no coração, a coisa flui — disse Geraldo, que estava acompanhado do filho José, irmão mais novo de Rosana.

O vice-reitor eleito, Fábio Olivares, lembrou que a UENF nasceu do brilhantismo de Darcy Ribeiro.

— Vamos honrar o legado de Darcy para projetar a UENF a um futuro de destaque. Temos a caneta da história na mão. A UENF é, em primeiro lugar, uma universidade de pessoas. A professora Rosana está muito preparada por todo o trabalho dedicado a esta instituição. E eu vou auxiliá-la no que for preciso. Vamos precisar de todos integrados e em sintonia — ressaltou Fábio, que dedicou a conquista à sua maior apoiadora, a educadora Carla Salles.

O reitor atual, Raul Palacio (ao centro), ao lado de Rosana Rodrigues e Fábio Olivares, empossados para a próxima gestão

O reitor Raul Palacio enumerou as conquistas da sua gestão.

— Tivemos muitas conquistas, como na parte de permanência estudantil, na área da Cultura. Nesses quatro anos investimos 40 milhões de reais em compras, 60 milhões de reais em obras e 50 milhões de reais em equipamentos e manutenções. Temos 58 contratos em atividade e 170 projetos de extensão. Ainda temos muito a avançar. Temos para lançar o Projeto do Centro de Referência e Formação em Agricultura em parceria com o Incra, MST e Associação Paz na Terra – informou Raul.

A representante dos alunos de graduação da UENF no CONSUNI, Emanuelle de Paula Ferreira, comentou sobre a importância da UENF ter uma reitora.

— Eu vou ter a honra de ter meu diploma assinado por uma reitora. Lugar de mulher é onde ela quiser — destacou Emanuelle.

Diversas autoridades prestigiaram o evento, como o prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho; o deputado federal Lindberg Farias; a deputada estadual Carla Machado; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva; o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Maria Auxiliadora Freitas; o secretário de Agricultura, Almy Junior (ex-reitor da UENF); o presidente da CDL, Edvar Freitas Junior; o presidente da Firjan Norte, Francisco Roberto Siqueira; o presidente da Faperj, Antônio Silva Neto; o Presidente da Fundenor, Eraldo Bacelar; o presidente do Cecierj, Gerson Oliveira; o diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Luiz Clovis Soares; e a diretora da UFF/Campos, Ana Costa.

A solenidade contou com a participação do Coral da UENF, regido pela maestrina Érica Pontes, que apresentou as músicas “Coração de Estudante”, de Milton Nascimento; “Let it be”, dos Beatles; e “Agora só falta você”, de Rita Lee. Na plateia compareceram servidores docentes, técnicos administrativos e terceirizados, além de estudantes também. O evento teve ainda a presença de diversas autoridades.