UENF oferece consultas nutricionais on-line

Escolher bem os alimentos nunca foi tão importante. Afinal, a alimentação está diretamente ligada ao aumento das defesas naturais do organismo, tão necessárias para uma saúde perfeita. Por este motivo, o Conselho  Federal de Nutrição autorizou os atendimentos online durante a quarentena. E o projeto de extensão “Educação alimentar e nutricional como estratégia para adoção de hábitos alimentares saudáveis”, da UENF, está inaugurando o ambulatório de nutrição on-line.

As nutricionistas Giane Kristosch e Aparecida Mussi, que fazem parte do projeto, estão realizando as consultas via Skype, Zoom ou WhatsApp, de acordo com o acesso do paciente. O atendimento é dirigido, prioritariamente, aos alunos, terceirizados, professores e servidores da UENF, bem como à comunidade do entorno da Universidade. As nutricionistas estarão disponíveis também para aqueles que apenas desejam esclarecer dúvidas sobre alimentação ou precisarem de dicas sobre armazenamento ou higienização de alimentos.

“As pessoas estão em casa tendo que cozinhar e muitas estão fazendo da cozinha um hobbie. Esse projeto é importante para ajudá-las a se alimentarem de maneira saudável. As informações obtidas na internet podem levar as pessoas a acreditarem em procedimentos restritivos. Nossas nutricionistas são experientes e podem ajudar de maneira mais eficaz”, afirma a coordenadora do projeto, professora Karla Silva Ferreira, que  é a coordenadora deste projeto de extensão.

Segundo Aparecida, as consultas/orientações têm por objetivo mostrar que a nutrição não é uma conduta restritiva, mas sim educativa, que ajuda as pessoas a terem mais autonomia na hora de suas escolhas alimentares. “Podemos evitar o aumento ou controlar as doenças metabólicas, como diabetes e hipertensão e as dislipidemias (colesterol LDL e triglicerídeo alto), que são condições de risco para a COVID-19”, afirma.

As consultas on-line seguem o mesmo protocolo dos atendimentos presenciais, com anamnese completa, avaliação de consumo alimentar e exames bioquímicos, se o paciente possuir. Além disso, as nutricionistas já agendam um retorno para propor um plano alimentar, que será enviado por e-mail ou WhatsApp, com receitas e outras orientações nutricionais.

Após a primeira consulta, o paciente terá prioridade para fazer as manutenções. “A consulta é o início do tratamento. A continuidade é muito importante, até porque as mudanças comportamentais não ocorrem da noite para o dia. Nutrição não é sinônimo de restrição e controle de peso. A qualidade dos alimentos é sempre priorizada, bem como a adaptação do paciente às mudanças  alimentares”, explica Giane.

Aparecida ressalta que a preocupação da equipe do projeto, nesse momento, é com o estado nutricional das pessoas, pois o estresse e ansiedade podem alterar a imunidade de forma negativa.

“Vemos muitos blogs de pessoas que não são da área da saúde falando sobre alimentos milagrosos. Isso pode conduzir as pessoas ao erro na hora de fazer escolhas alimentares ou criar uma ideia de que alimentação saudável é algo inacessível. Uma boa alimentação não precisa ser restritiva nem cara e pode ser muito prazerosa. É algo que precisamos nesse momento, no qual estamos vivendo sob muita pressão”, disse Aparecida.

Para agendar a consulta ou orientação, é preciso entrar em contato com as nutricionistas do ambulatório pelo WhatsApp números (022)998392651 ou (022)997885405. Os atendimentos serão realizados por ordem de agendamento.