Projeto da UENF oferece consultas on-line com nutricionistas

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) presta atendimento nutricional para servidores, alunos, terceirizados e também à comunidade externa. O projeto de extensão Ambulatório de Nutrição começou a funcionar há dois anos, é destinado a quem precisa de acompanhamento para o tratamento de doenças e para quem deseja ter uma alimentação saudável. Vinculado ao Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA/CCTA), o programa tem o objetivo de mostrar que a nutrição não é uma conduta restritiva e os benefícios da educação alimentar. Atualmente o Ambulatório conta com três nutricionistas e uma psicóloga, que atendem de forma online. Quem necessitar do acompanhamento deve entrar em contato com as profissionais, nos números disponibilizados no fim da matéria.

A nutricionista Maria Aparecida Dias informou que os resultados estão sendo positivos. “Nós temos como objetivo a reeducação alimentar, não uma dieta restritiva. Atuamos de forma qualitativa, ensinando a fazer a escolha e sobre o benefício de optar por um alimento saudável. Muitos pacientes já emagreceram bastante, melhoraram a alimentação e estão satisfeitos com os resultados. A consulta se inicia no acolhimento e o intervalo do acompanhamento é definido de acordo com a necessidade do paciente. Quando ele tem dificuldade em seguir as orientações, pensamos na melhor estratégia para auxiliá-lo.”

As consultas online seguem o mesmo protocolo das presenciais, com anamnese, avaliação de consumo alimentar e exames bioquímicos, se o paciente possuir. A equipe também está disponível para esclarecer dúvidas, dar dicas sobre alimentação, armazenamento e higienização de alimentos. Após a avaliação do nutricionista, será definida a necessidade dos pacientes terem acompanhamento psicológico.

“Temos a proposta realizar o atendimento psicológico em grupos. Faremos até dois contatos individuais e depois vamos definir, junto com os pacientes, as afinidades com os grupos. A ideia é trabalhar com até seis pessoas, através da psicoterapia existencial, ampliando o pensamento, a percepção, trabalhando escolhas e a responsabilidade”, informou Lucyenne Rosas, psicóloga voluntária do projeto.

Todas as consultas são feitas via Skype, Zoom, Meet ou WhatsApp, de acordo com o acesso do paciente. Para se inscrever, basta entrar em contato com as profissionais, por WhatsApp, nos números:

Maria Emília C. Pereira: (22) 998704019 (nutricionista)

Jessica S. F. M. Monteiro: (22) 998624691 (nutricionista)

Maria Aparecida V.M. Dias: (22) 997885405 (nutricionista)

Lucyenne Rosas: (21) 992291072 (psicóloga)