
Nos dias 27 e 28 de agosto de 2025, a UENF sediará o II Simpósio de Filosofia da Ciência, com o tema “A Ciência como Conhecimento Público: Uma Homenagem ao Centenário de John Ziman”. O evento celebra o centenário de nascimento do físico e filósofo da ciência britânico, cuja obra influenciou profundamente os debates sobre o papel social da ciência.
Aberto ao público e com entrada gratuita para ouvintes, o simpósio reunirá estudantes, professores e pesquisadores para refletir sobre questões centrais da produção e disseminação do conhecimento científico em um contexto de crescentes desafios epistemológicos e políticos. Entre os temas que serão abordados estão: Ciência pós-acadêmica; Produtivismo e política científica; Confiabilidade epistêmica; Ensino de ciências e negacionismo; e Conhecimento público e pluralismo epistêmico.
A programação contará com palestras de 11 convidados, sendo sete docentes da UENF (dos programas PPGCL, LCL, LCFIS e PPGCN) e quatro palestrantes externos, incluindo representantes da UERJ, IFF, CICALT e pesquisadores independentes. Entre os destaques, está o professor Antonio Augusto Passos Videira (UERJ/PPGFIL), organizador de um dos livros finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025: “Filosofia da Física: Problemas de Ontologia e Epistemologia da Física Moderna”.
Além das palestras, o evento promoverá mesas-redondas com temas como: Conhecimento Público, Pluralismo Epistêmico e Visões de Mundo; Conhecimento Público e Confiabilidade Epistêmica; e Conhecimento Público, Negacionismo e Ensino de Ciências.
As inscrições para apresentação e demais informações estão disponíveis no site do evento: even3.com.br/iisimposiofc-578590
Com um perfil interdisciplinar, o simpósio busca envolver a comunidade acadêmica da UENF — em especial os cursos do CCH, da Física e do PPGCN — e contribuir para a formação crítica de futuros cientistas, professores e pensadores.