
O Laboratório de Materiais Avançados do Centro de Ciência e Tecnologia da UENF (LAMAV/CCT) recebeu na manhã da última quarta-feira, 13/12/23, a visita de uma equipe da empresa multinacional ArcelorMittal. Segundo o professor Carlos Mauricio Vieira, que recebeu a equipe, o Laboratório fechou uma parceria com a empresa para o reaproveitamento de resíduos visando à produção de tijolos e rochas artificiais.
A diretora de Sustentabilidade da Mineração da ArcelorMittal, a espanhola Ana Fernandez Iglezias, foi uma das integrantes da equipe. Além dela, estiveram presentes os brasileiros Diego Magalhães (especialista em Pesquisa e Desenvolvimento de Coprodutos), Émerson Barroso (pesquisador) e Henrique Lopes (pesquisador de reaproveitamento de rejeitos de mineração), que é ex-aluno de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UENF.

Carlos Maurício explicou que a ArcelorMittal é a maior siderúrgica do mundo. No Brasil, possui plantas industriais em seis estados, sendo a principal a Companhia Siderúrgica de Tubarão, na Grande Vitória. No entanto, o processamento do aço gera uma quantidade muito grande de resíduos — para cada tonelada de aço são gerados cerca de 600 quilos de resíduos sólidos. Uma parte desses resíduos é reciclada e a outra fica estocada.
— A empresa busca nichos para que esses resíduos virem subprodutos em outros processos. E os materiais de construção têm um potencial enorme para isso, evitando o descarte do material no meio ambiente. Então fechamos uma parceria para poder utilizar alguns resíduos em cerâmica vermelha (fabricação de tijolos) e rocha artificial — disse Carlos Mauricio.
A visita contou com uma explanação do professor sobre os trabalhos desenvolvidos no LAMAV, seguida de uma visita técnica em vários setores do laboratório. Eles conheceram produtos, conversaram com pesquisadores e acompanharam o funcionamento de equipamentos como a impressora 3D.
