UENF se destaca em Ranking das Universidades Empreendedoras

Atualmente a UENF conta com cerca de 100 projetos de inovação. Foto: divulgação Ascom

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) se destacou no Ranking das Universidades Empreendedoras 2021 (RUE), organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). No estado do Rio de Janeiro, a UENF obteve o segundo lugar no quesito Inovação, que avalia o desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias.

Ao todo, foram avaliadas 126 instituições de todo o país. O relatório da Brasil Júnior considera a Universidade Empreendedora como a comunidade acadêmica, inserida em um ecossistema favorável, que desenvolve a sociedade por meio de práticas inovadoras.

A UENF conta atualmente com 98 patentes, 12 programas de computador, 55 cultivares e quatro cultivares protegidas registradas. De acordo com Geraldo Timóteo, diretor da Agência de Inovação da UENF, o reconhecimento é resultado de um esforço coletivo, de alunos e professores.

“É preciso uma grande cadeia de ações para obter esse resultado, que também é reflexo do esforço dos estudantes que se organizam nas empresas juniores. Na UENF temos duas empresas extremamente atuantes, o que é importante para que esse ambiente de inovação aconteça”, ponderou.

Para Fernanda Amorim, egresso da UENF e presidente executiva da Brasil Júnior, a conquista é um reconhecimento merecido pelo trabalho que a Universidade vem desenvolvendo nos últimos anos.

“Fico extremamente feliz, pois pude perceber várias dessas ações na prática quando era aluna, como por exemplo, no trabalho de qualidade com nossas pesquisas e no apoio à atividades de extensão, como as empresas juniores. Estou ansiosa para ver os novos projetos que a instituição vai investir para tornar esse ambiente empreendedor ainda mais favorável e obter um destaque ainda maior na próxima edição”, completou.

Fechar Menu