UENF sedia 1º Fórum de Lideranças para o Desenvolvimento Regional (Líder)

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) sediou nesta quarta-feira, 26/04, o 1º Fórum Líder (Lideranças para o Desenvolvimento Regional). O evento aconteceu no Centro de Convenções e foi organizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae RJ) com a participação de empreendedores, representantes do poder público e membros da sociedade civil organizada de nove municípios da região Norte Fluminense.

Durante o evento, foram apresentados objetivos e metas debatidas no programa LIDER – Território Empreendedor na Região Norte,  para apresentação de objetivos e metas debatidas no programa LIDER – Território Empreendedor na Região Norte. A iniciativa tem como principal objetivo formar líderes, a partir do desenvolvimento do território brasileiro de forma sustentável, com ênfase nas potencialidades e oportunidades de negócios da região.

O reitor da UENF, professor Raul Palacio, fez a abertura do Fórum e salientou a importância da realização deste trabalho que marcará o desenvolvimento da cidade de Campos dos Goytacazes e região. No encerramento, o Coral da UENF encantou os presentes no auditório do Centro de Convenções.

Quatro eixos de trabalho foram apresentados: educação, logística, transporte e economia local. A vice-reitora da UENF e integrante do programa LIDER Norte Fluminense do Eixo Educação, professora Rosana Rodrigues, expôs um levantamento do perfil do território que tem aproximadamente 1 milhão de habitantes e frisou a importância do investimento em educação para o desenvolvimento da região.

Segundo a professora, a região Norte Fluminense registra um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) médio na rede pública de 4,7, desempenho próximo à média registrada no estado e no Brasil, que é de 4,9. Na região, há 723 unidades escolares da rede pública. Ela apontou o Ideb de 7,2, do município de Miracema, no Noroeste Fluminense, que é acima da média nacional.

— Temos um grande avanço para fazer na educação básica. Nossa aspiração é que alcancemos a melhor média de Ideb do estado do Rio de Janeiro para a região Norte Fluminense. Também queremos tornar esse território uma referência estadual no empreendedorismo na educação básica com ações inovadoras. Além disso, esperamos transformar a cultura empreendedora local com reconhecimento e incentivo, entre outros — explicou a professora.