Feira de Ciências vai apresentar 28 projetos de extensão da UENF nesta terça

Será realizada nesta terça-feira, 25/04/23, mais uma edição da Feira de Ciências da UENF, reunindo um total de 28 projetos de extensão sobre os mais variados assuntos. A Feira será realizada no foyer do Centro de Convenções Oscar Niemeyer das 9h às 20h. O horário foi estendido para possibilitar a presença dos alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

Esta será a quarta Feira de Ciências de 2023. A primeira foi realizada em 12/02 na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Caruara, em São João da Barra (RJ). Em março foram realizadas duas feiras: uma no Dia da Mulher, 08/03, e a outra em 28/03, ambos no Centro de Convenções da UENF. Está prevista a presença de cerca de 200 estudantes de diversas escolas do município.

Segundo a professora Helena Hokamura, que coordena o evento, esta é uma importante oportunidade de apresentar à comunidade os trabalhos desenvolvidos na Universidade, bem como permitir que os estudantes se aproximem do universo acadêmico, conhecendo suas formas de ingresso e as políticas afirmativas construídas e pensadas tendo o aluno como ator central.

— A Feira é um importante canal de comunicação, tendo a educação como ponto focal das ações, levando conhecimento para todas as camadas da sociedade. Ela permite desmistificar o que é uma universidade pública, pois mostra o que ela tem de potencial para a resolução dos problemas da sociedade — afirma.

Durante a Feira de Ciências, serão apresentados os seguintes projetos de extensão da UENF: Controle populacional de cães e gatos no entorno do PELAG, Ecoturismo e Educação Ambiental- Trilha da Praia, Mastocafé, Herbário, Saúde Única e Microbiologia, Fotografia Artesanal, Historia da Ciência, Lar da Flor, Ciència pra Gente, A internacionalização pode ser para você, Plantas Tóxicas Ornamentais, Trilha das Abelhas, Revista Conhecendo a Ciência, Formigas, Nepas, Projeto ECOTECS Germinando o Saber, Xiloteca, Física Interativa do Cotidiano, Lente Ecológica, Projeto das orquídeas, Agregando Valor ao Bagaço de Cana-de-Açúcar, Coral da UENF (apresentação às 18h), Educando para preservar, Toxoplasmose, Biotecnologia no Cotidiano, Tempo de Aprender em Clima de Ensinar e Meninas e Mulheres na Ciência de Macaé e O rio Paraíba do Sul é nosso.

O agendamento de escolas deve ser feito através do email conhecendoauenf@gmail.com