V Simpósio de Biotecnologia Vegetal

Teve início na última terça-feira, 13/09/22, no Centro de Convenções da UENF, o V Simpósio de Biotecnologia Vegetal, que este ano tem como tema “Desafios e perspectivas para a Década de Restauração de Ecossistemas”. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal da UENF, que ocorre numa parceria com a Universidade de Vila Velha (UVV), o Simpósio está reunindo cerca de 120 participantes, entre alunos de pós-graduação e de graduação e professores.

Segundo o doutorando Lucas Xavier, um dos organizadores do evento, o tema do Simpósio vai ao encontro da proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) de que esta década seja voltada para a restauração dos ecossistemas. “O foco é unir as iniciativas empreendedoras à atividade sustentável, levando as alternativas que a gente já tem para diminuir o impacto sobre o meio ambiente”, disse.

Ele deu como exemplo o uso de bioinoculantes, que são organismos que existem no solo, para adubar as plantas. “Quando descobrimos isso, podemos reduzir o uso de fertilizantes, trazendo um impacto muito positivo na economia, na preservação dos rios, na saúde humana, no custo final dos produtos etc. Incentivamos a criação de start-ups para fazer com que as tecnologias desenvolvidas cheguem até a sociedade”, disse, informando que já foram criadas três start-ups a partir de pesquisas do Programa.

Além dos graduandos e pós-graduandos, o Simpósio também está abrindo as portas para alunos do ensino médio, como forma de aproximá-los da pesquisa científica. Nesta quarta-feira, 14/09/22, duas turmas da escola João Barcelos Martins, da Faetec, também participaram do Simpósio, acompanhando uma mesa-redonda. Nesta quinta, último dia do Simpósio, também está prevista a participação de outras turmas do mesmo colégio.

O V Simpósio de Biotecnologia Vegetal prossegue até esta quinta-feira, 15/09/22. Veja a programação AQUI.

O Simpósio de Biotecnologia Vegetal ocorre anualmente, sendo uma iniciativa do do curso de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal, fruto de uma parceria público-privada entre a Universidade de Vila Velha (UVV) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Durante a pandemia, foram realizados duas edições totalmente on-line, mas este ano o evento será realizado presencialmente. 

Acesse o site do evento AQUI para mais informações e inscrições.

NOTÍCIAS

EDITAIS