VI Seminário Itinerante Franco-brasileiro tem início hoje

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), quarta-feira, 04 de setembro de 2019

VI Seminário Itinerante Franco-brasileiro tem início hoje

Tem início hoje, 09/09/19, o “VI Seminário Itinerante Franco-brasileiro – Cidades e rios na história do Brasil: Rio Paraíba do Sul”. O evento é realizado pela UENF em parceria com a Universidade de La Rochelle (França) e a Universidade Estadual de Goiás e acontece entre os dias 9 e 13/09/2019. Ainda fazem parte da programação itinerante os municípios de São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e Quissamã.

O Seminário começa no dia 09/09 no Consulado Francês, no Rio de Janeiro, e chega a Campos no dia 10, com mesa redonda no Museu Histórico. Na UENF, o Auditório Multimídia do Centro de Ciências do Homem (CCH) realiza a mesa redonda “Cidades e rios: culturas e patrimônios de ontem e de hoje” no dia 12/09. Esta mesa será coordenada pela professora Teresa Peixoto Faria (CCH/UENF) e participação dos professores Mickael Augeron (Universidade de La Rochelle), Simmone Teixeira (UENF), Eneida Mendonça (UFES) e Andréa Hentz de Mello (UNIFESPA).

No dia 13/09, a Casa de Cultura Villa Maria recebe a exposição sobre Fotografia Artesanal Pinhole, com curadoria de Elis Miranda (UFF) e Priscila Castro (UENF).

Realizado desde 2004, o Seminário tem como idealizadoras a Universidades de La Rochelle (França) e Universidade Estadual de Goiás e tem como objetivo entender o surgimento das cidades brasileiras, suas relações com o ambiente e o papel histórico dos rios e das vias de comunicação naturais na estruturação das redes urbanas regionais e nacionais. O evento tem a parceria dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais e em Recursos Naturais (ambos UENF) e dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas e em Geografia (ambos UFF Campos). Além da Casa de Cultura Villa Maria.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813