Sessão Solene do CONSUNI em homenagem aos 28 anos da UENF

O reitor e a vice-reitora da UENF, Raul Palacio e Rosana Rodrigues, participaram do CONSUNI no campus de Macaé

A UENF completou nesta segunda-feira, 16/08/21, 28 anos de existência. Para celebrar a data, foi realizada uma Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI) em ambiente virtual. O reitor e a vice-reitora, Raul Palacio e Rosana Rodrigues, participaram do evento no campus Carlos Alberto Dias, em Macaé. A cerimônia foi transmitida através do canal UENF TV, do YouTube, e pode ser conferida aqui.

“Este tem sido um ano difícil, mas com muitas soluções. Tem sido um ano de fake news, mas com debate de ideias e fortalecimento dos papéis dos colegiados. Tem sido um ano de incertezas, mas com o fortalecimento do projeto em todas as áreas, tanto na pós-graduação, como na graduação e extensão. Tem sido um ano de menor financiamento para a ciência, entretanto, o ano de maior evidência da sua importância para a nossa sociedade. Tem sido um ano de crise, entretanto, de maior entrelaçamento da UENF com a sociedade. Infelizmente, tem sido um ano também de perdas, mas com crescimento e desenvolvimento da nossa instituição”, disse o reitor, ao abrir a Sessão.

Os diretores dos quatro Centros da UENF (Vanildo Silveira, do CBB; Rodrigo Caetano, do CCH; Oscar Alfredo Paz La Torre, do CCT; e Manuel Vazquez, do CCTA) fizeram suas explanações em vídeos.

Vanildo ressaltou que, apesar das dificuldades ligadas à pandemia, este ano tem sido de grandes conquistas para a UENF. ” Conseguimos a migração para o ensino remoto, com muita dificuldade, mas deu certo. A universidade não parou. Em termos administrativos, votamos e aprovamos no CONSUNI o nosso PCV, pontapé inicial para uma batalha que vem por a[i. Muito merecido, vai trazer uma renumeração justa para nossos servidores. E não poderia deixar de lembrar também que no CBB tivemos seis novos docentes contratados oxigenando a nossa equipe docente. Esperamos que em breve tenhamos concurso para técnicos também”, disse.

Rodrigo agradeceu aos servidores que continuaram trabalhando no período da pandemia, bem como aos estudantes. “Ainda somos poucos se comparados aos outros Centros, porém temos apresentado muitas realizações. Obrigado aos estudantes que nos motivam e principalmente à UENF por proporcionar a transformação de tantas vidas. O diálogo interno dos vários gestores da Universidade tem sido fundamental para a manifestação de nossas demandas destacando-se as pertinentes às condições de trabalho. Compreendemos as dificuldades inerentes ao cenário atual, sabendo que a Universidade precisa continuar fazendo a sua parte, defendendo-se enquanto instituição pública e contribuindo para a superação de dificuldades por meio da produção de conhecimento em prol do desenvolvimento”, afirmou.

Oscar destacou que, apesar das dificuldades, a Universidade conseguiu seguir em frente. “Tudo isso não seria possível sem a participação de toda a comunidade universitária. Meus agradecimentos ao pessoal que trabalha nos bastidores, peça importante no funcionamento da universidade, como é o caso do pessoal que fica na DGA e na Prefeitura da UENF”, afirmou o diretor do CCT.

Manoel lembrou que, pelo segundo ano seguido, o aniversário da UENF está sendo comemorado em meio à pandemia de coronavírus. “Uma pandemia que ceifou tantas vidas de brasileiros, e vidas de pessoas ligadas à nossa instituição também, que nos fez ter que superar uma serie de adversidades para que pudéssemos continuar com nossos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. Vamos continuar olhando nossas metas, tentando alcançá-las da melhor forma possível principalmente na formação de recursos humanos, reforçando assim o nosso compromisso institucional com os nossos estudantes e com a sociedade”, disse.

Durante o CONSUNI, foram feitas homenagens a professores e técnicos da UENF. Pelo CBB, foram homenageados a professora Cristina Maria Magalhaes de Souza e a técnica Rita de Cássia Mothé Escocard. Pelo CCH, a homenagem foi para o professor Nilo Lima de Azevedo e para a técnica Taíza Tavares Alves da Silva. Já no CCT, a homenagem foi para o professor Herval Ramos Paes Júnior e a técnica Eliane Gonçalves Martins. Foram ainda homenageados o professor Eulógio Carlos Queiroz de Carvalho e a técnica Claudia Pombo Sodré, do CCTA.

Também foram feitas homenagens aos servidores que se aposentaram este ano: Aloécio Barros da Silva, Carlos Eduardo Novo Gatts, Edilene Gomes de Souza, Jarilane Maia Rodrigues Tavares, Jorge Felicio Rizzo Gonçalves, Jorge Ribeiro, Josilane Vicente da Silva, Márcia Regina Peruzzi Caetano, Wagner de Oliveria Brandão e Wilson Renato da Costa Freitas. Durante a cerimônia, foi feito um instante de silêncio pelas mortes dos servidores da UENF Carlos Alberto Dias, Cristina Maria Magalhães de Souza, Fausto Paes de Carvalho, Geraldo Oliveira Filho e Pedro Brasil.

Saiba mais sobre a história da UENF aqui.