A UENF divulgou nesta segunda-feira, 27/03, a terceira chamada da Lista de Espera do SUSU 2023
As matrículas vão ser presenciais e devem ser feitas na Secretaria Acadêmica, no prédio E1 – reitoria, no dia 29/03, quarta-feira, de 9h às 15h
A UENF foi primeira Universidade brasileira a possuir 100% de professores doutores, figurando desde 2008 entre as 15 melhores Universidades do país, e reconhecida pelo Ministério de Educação (MEC) como a 2ª Melhor Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pelo Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC.
Ao receber a missão de fundar a UENF, seu idealizador Darcy Ribeiro se impôs o desafio de fazer desta universidade o seu melhor projeto. Concebeu um modelo inovador, onde os departamentos dariam lugar a laboratórios temáticos e multidisciplinares. Cercou-se de pensadores e pesquisadores renomados para elaborar nossa UENF. As marcas da originalidade e da ousadia que Darcy imprimiu a esta universidade se tornaram visíveis. O destaque na pesquisa e na pós-graduação, sem paralelo na história da universidade brasileira em tão pouco tempo, faz da UENF uma universidade para formar cientistas.
Os 16 cursos presenciais de graduação da UENF preenchem a totalidade de suas vagas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do ENEM e o ingresso ocorre comente no primeiro semestre. Ao todo, são 558 vagas, distribuídas entre os seguintes cursos: Administração Pública (20 vagas), Agronomia (50), Biologia-licenciatura (40), Ciência da Computação (25), Pedagogia-licenciatura (30), Ciências Biológicas-bacharelado (80), Ciências Sociais (30), Engenharia Civil (30), Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (25), Engenharia de Produção (28), Engenharia Metalúrgica (30), Física-licenciatura (30), Matemática-licenciatura (30), Medicina Veterinária (40), Química-licenciatura (30) e Zootecnia (40).
Em conformidade com a Lei Estadual 5.346/2008, atualizada pela Lei Estadual nº 8121/2018, válida para as universidades estaduais do Rio de Janeiro, a UENF reserva 45% de suas vagas em cada curso para candidatos carentes que sejam negros, indígenas, ex-alunos de escolas públicas, portadores de necessidades especiais ou ainda filhos de policiais civis ou militares, bombeiros militares ou inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço. Ainda de acordo com a lei, o parâmetro de carência socioeconômica é definido pelas universidades. Desta forma, candidatos às Políticas de Ações Afirmativas (cotas), devem acessar o link para o Termo de adesão da UENF ao SISU e Documentos para Matrícula, e verifique a documentação necessária para garantir seu ingresso como cotista da universidade.
Leia aqui o Termo de Adesão da UENF ao SISU 2023 e os documentos necessários para a matrícula. Em relação aos estudantes que optaram pela Ações Afirmativas (item V7065 – Termo de Adesão ao SISU), informamos que só é necessária a comprovação dos 3 anos de Ensino Médio.
O Termo de Ciência e Compromisso Discente aqui deve ser cuidadosamente lido, assinado e entregue em uma via no ato da matrícula. Leia aqui também as Normas da Graduação UENF vigentes.
Saiba mais sobre os cursos da UENF.
Clique aqui para o Guia do Estudante com informações importantes sobre a UENF (incluindo opções de bolsas e auxílios para os estudantes) e sobre Campos dos Goytacazes, cidade sede da universidade.
SISU 2023
Os candidatos aprovados através das ações afirmativas devem ler a “Documentação para avaliação de carência socioeconômica para todas as cotas” e entregar, no ato da matrícula, os documentos abaixo já preenchidos:
– Questionário para avaliação de carência socioeconômica UENF 2023
– Questionário específico para pessoas com deficiência UENF 2023
– Declaração de autenticidade – AQUI
No caso da ausência do candidato no momento da matrícula:
Se o candidato for menor de 18 anos, a matrícula inicial poderá ser feita pelos pais sem procuração. Se o candidato tiver 18 anos ou mais, para a matrícula inicial será necessária procuração particular com firma reconhecida. A procuração original fica retida.