UENF recebe bolsistas e orientadores do Programa Mais Ciência na Escola

• Categoria do post:Notícias

A UENF recebeu nesta terça-feira, 25/06/24, novos bolsistas e orientadores do programa Mais Ciência na Escola, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), de Campos dos Goytacazes-RJ. Na cerimônia, realizada no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, a reitoria da UENF, Rosana Rodrigues, deu as boas vindas aos estudantes e professores e destacou a importância da ciência e da universidade pública.

— A ciência tem uma relevância muito grande e tenho certeza que o município de Campos vai colher esses frutos do programa Mais Ciência na Escola muito em breve, quando esses meninos e meninas, que representam toda uma comunidade escolar, decidirem ingressar numa universidade, decidirem fazer parte da UENF ou de outras instituições no estado do Rio de Janeiro. Essas universidades são feitas para vocês, a universidade pública é feita para vocês, que estão hoje dando os primeiros passos na escola pública — disse a reitora.

O presidente da TEC Campos, Henrique da Hora, ressaltou que muitos dos estudantes presentes estavam pisando, talvez pela primeira vez, numa universidade.

— Aqui é um espaço aberto de conhecimento científico. Essa casa é de vocês. Talvez vocês ainda não estejam na idade para entrar aqui em algum curso, mas eu espero que, ao longo da formação de vocês, esse sentimento de querer entrar numa universidade aumente, que vocês um dia estejam aqui nos nossos bancos universitários. Vocês serão muito bem-vindos — afirmou Henrique.

A coordenadora do Mais Ciência na Escola, Carla Salles, comentou sobre o objetivo do Mais Ciência na Escola.

— A Seduct objetiva estimular a vocação científica e a formação de novos pesquisadores nas escolas municipais do Ensino Fundamental e EJA. Os projetos desenvolvidos pelos estudantes abordam diversos temas, como meio ambiente, saúde, tecnologia e muito mais. E os resultados beneficiam não apenas os alunos, mas toda a comunidade escolar — considerou Carla.

Participaram também da cerimônia na UENF do Mais Ciência na Escola o vice-reitor da UENF, Fábio Olivares; a secretária de Educação Ciência e Tecnologia de Campos, Tânia Alberto; e a subsecretária de Ciência e Tecnologia de Campos, Suzana Macedo da Hora, entre outros.