UENF realiza II curso de inverno de Anatomia Vegetal

• Categoria do post:Notícias

A UENF realizou de 8 a 12/07/24, no Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), o II Curso de Inverno de Anatomia Vegetal. Assim como no ano anterior, as atividades tiveram a participação de alunos de graduação, mestrado e doutorado, de diferentes cursos da UENF e outras instituições.

Entre as principais atividades, os participantes fizeram uma dinâmica na qual percorreram quatro microscópios: o microscópio eletrônico de transmissão, o microscópio eletrônico de varredura, o microscópio de florescência e o microscópio confocal. Os alunos também participaram de práticas com microscópio óptico, testes histoquímicos, técnicas de processamento de madeira e análise e processamento de dados.

Segundo a coordenadora do curso, pesquisadora Laís Bezerra, o objetivo do curso foi apresentar a linha de pesquisa para novos interessados na área de conhecimento, explorando diferentes vertentes da Anatomia Vegetal.

— Um grupo diversificado de pesquisadores palestrou sobre a sua área de conhecimento, explorando a estrutura laboratorial disponível na UENF. Após o curso, os alunos serão capazes de entender sobre a área de atuação da anatomia vegetal, além de conhecer as principais técnicas e aparelhos utilizados — destaca Laís.

A coordenadora do Laboratório de Biologia Vegetal da UENF, professora Maura da Cunha, ressalta o intuito de divulgação científica do curso:

— Esta é uma ação de externar a outros alunos da UENF para que conheçam nosso trabalho com essas técnicas. Promovemos este curso também para trazer gente para a UENF para capacitações e para nossos cursos de pós-graduação.