Palestra sobre ‘Inserção Curricular da Extensão’ encerra Mostra de Extensão no Centro de Convenções da UENF

Com uma palestra da pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Fabiana Lazzarini, foi encerrada no final da tarde de ontem, 24/10/24, a XVI Mostra de Extensão UENF, UFF, IFF e VIII UFRRJ, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, na UENF. Em sua apresentação, Fabiana mostrou um panorama das ações de extensão na UFCA e, ao final, defendeu a união das instituições de ensino superior para o fortalecimento da extensão.

A pró-reitora iniciou a palestra, intitulada “Inserção Curricular da Extensão”, afirmando que a UENF e a UFCA possuem uma relação próxima, lembrando que o atual reitor da UFCA é egresso da UENF: o professor Silvério de Paiva Freitas Júnior, filho do ex-reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas. Ex-pró-reitor de Administração da UFCA, Silvério Júnior enviou um vídeo dando as boas vindas aos participantes.

— Eu vi que diversos projetos que vocês realizam aqui tem realidade também na UFCA. Há diversas ações que vocês realizam que a gente precisa colocar em contato. Elas precisam estar em comunhão, podemos fazer uma rede e nos fortalecer naquilo que se refere a fomento. Não tem como conseguirmos fomento sem estarmos agregados e juntos. Uma voz sozinha não vai conseguir produzir e ecoar a força que nós necessitamos na extensão universitária — disse.

Segundo afirmou, a extensão no Brasil tem quatro marcos fundantes principais: a Constituição de 1988, os Planos Nacionais de Educação (PNEs) 2001-2010 e 2014-2024 e a Resolução nº7 de 2018. Nos artigos 207 e 213, a Constituição fala da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como sobre o financiamento à extensão. Já os PNEs asseguram o mínimo de 10% do total de créditos curriculares para a graduação em programas e projetos de extensão, enquanto a Resolução nº 7 de 2018 aponta diretrizes e prazos para a implementação da extensão nos currículos de graduação.

Criada há 11 anos, a partir do desdobramento da Universidade Federal do Ceará, a UFCA está localizada na cidade de Juazeiro do Norte. A Universidade está presente na macrorregião do Cariri/Centro Sul cearense, que abrange 42 municípios.

Após a palestra de encerramento, foi realizada a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos. Iniciada na segunda-feira, 21/10, a Mostra teve como tema central “Brasil e suas Diversidades: a extensão como interação e transformação social”. Durante os quatro dias de evento, foram realizadas apresentações de trabalhos de extensão, palestras e atividades  artísticas e culturais.

(Jornalista: Fúlvia D’Alessandri)