O projeto Caminhos de Barro realizou no último dia 04/06 a segunda etapa da ação de desinfecção de suas instituições parceiras, em parceria com a indústria Limpil. Desta vez, a desinfecção foi feita nas dependências do Educandário São José Operário, situado na rua Gilberto Cardoso, em Campos dos Goytacazes.
Associação filantrópica fundada em 1963, o São José Operário atua na reabilitação, capacitação e inclusão de pessoas com deficiência visual e/ou múltiplas deficiências, de todas as faixas etárias. A instituição é mantida através de convênios com a Prefeitura de Campos, Governo do Estado, Governo Federal, apoio da comunidade e parceiros.
A iniciativa partiu do professor Jonas Alexandre, coordenador do projeto Caminhos de Barro, que, em contato com o empresário René Siqueira, conseguiu todo o apoio para a realização da ação de desinfecção nas instituições onde o projeto atua. A ação inclui ainda a distribuição de álcool gel.
Criado em 2000, o Caminhos de Barro é um dos mais antigos projetos de extensão da UENF. Ele foi idealizado com o objetivo de criar um espaço alternativo e privilegiado para a formação artística, cultural e técnica da comunidade local, visando à construção de um espaço educativo para alavancar o processo de desenvolvimento social e econômico do polo cerâmico da região.