Nota Pública emitida pelos dirigentes das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro

Os dirigentes da Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, divulgaram nesta sexta feira, 08/05, uma nota conjunta sobre a decisão de manutenção do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através da publicação do edital nº 25, de 30 de março de 2020, divulgada pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

De acordo com a nota, existe um número muito grande de estudantes em vulnerabilidade social, que atualmente lutam em defesa de suas vidas e de seus familiares, e que não tem acesso à tecnologia ou à internet, o que impede ações pedagógicas semelhantes ao cotidiano escolar com aulas presenciais.

A nota cita também ações realizadas na França, China, Inglaterra e EUA, que adiaram os exames nacionais para o acesso ao ensino superior por acreditarem que essa é a decisão mais legítima e democrática a ser adotada neste momento.

A nota reitera a importância fundamental das Universidades Públicas, dos Institutos Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II que, no cumprimento de sua missão social, acadêmica e científica, se constituem como referência educacional e científica no país, na América Latina e no mundo, e solicita uma correção, por parte do Ministério da Educação, no sentido de que postergue as datas de inscrição e de realização das provas, para que nenhum estudante tenha o seu ingresso na universidade prejudicado pela crise da Covid-19.

Leia na íntegra a Nota Pública

………………………………………………………………………………………………………..

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)