Pesquisadores da UENF participam de seminário sobre cotas na Uerj

O II Seminário “Sistema de Cotas na Educação Pública: Perspectivas sobre as ações afirmativas no Brasil” será realizado nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2024 na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O evento terá a participação de pesquisadores da UENF, que junto da UERJ, foram as duas as primeiras universidades do estado e umas das primeiras do Brasil a implantar o sistema de cotas, em 2003 na graduação, ficando atrás apenas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que implantou o sistema de cotas em 2002.

A pesquisadora Wania Mesquita participará da mesa de abertura no dia 22/05, das 8h10 às 10 horas. A pesquisadora Luciane Soares estará como coordenadora na sessão 1 do grupo de trabalho II, também no dia 22/05, com o tema “Desigualdade étnico-racial, exclusão e racismo no Brasil”. Nos mesmos grupo de trabalho, dia e horário, haverá a comunicação como debatedora da pesquisadora Pauline Ildefonso na sessão 3.

No dia 23/05, das 14h30 às 17 horas, a pesquisadora Shirlena Amaral será a coordenadora da sessão 6 do grupo de trabalho I com o tema “Ações afirmativas na Educação”. No mesmo dia, horário e grupo de trabalho, sendo na sessão 7, a pesquisadora Maria Clareth Reis vai atuar como debatedora.

No dia 24/05, das 9h30 às 12 horas, a pesquisadora Gabriela do Rosário representará a UENF como debatedora da sessão 8 do grupo de trabalho I com o tema “Ações afirmativas na Educação”. Nos mesmos dia, horário e grupo de trabalho, se apresentará o pesquisador Giovane Nascimento. Nos mesmos dia e horário, sendo no grupo de trabalho II com o tema “Desigualdade étcnico racial, exclusão e racismo no Brasil”, vai expor na sessão 6 o pesquisador Gustavo Santana.

Luciane Soares da Silva, Shirlena do Amaral e Wania Amélia Belchior Mesquita também fazem parte do Comitê Científico do evento.

Todos estes pesquisadores citados são da UENF e todos os eventos serão realizados na UERJ.

Confira a programação completa aqui.