Covid-19 entre os temas da XIII Mostra de Extensão

O enfrentamento à pandemia da Covid-19 causou profundos impactos à sociedade. No meio acadêmico, professores e alunos precisaram se adaptar à realidade, fomentando a ciência, maior aliada para conter o grande surto que afetou a saúde pública.

A XIII Mostra de Extensão, que reúne as principais instituições públicas de Ensino Superior do interior do Rio de Janeiro, traz este ano o tema “A nossa extensão permeando a sociedade com ciência & conhecimento”. O evento acontece de 4 a 7 de outubro de 2021, com transmissão pela UENF TV, no YouTube, e tem como objetivo ampliar a comunicação entre a ciência e a sociedade.

Para abordar os efeitos da Covid-19, a Mostra trará a mesa-redonda “As variantes do coronavírus e os riscos para sociedade”, no dia 05 de outubro, às 14h. A conversa vai contar com a participação dos pesquisadores Jayme Augusto de Souza Neto (UNESP) e Herbert Leonel de Matos Guedes (UFRJ), com mediação do professor e pesquisador Milton Kanashiro (UENF).

Milton atua em pesquisas sobre o novo coronavírus e suas variantes. De acordo com o professor, continuar informando o público sobre as novas descobertas científicas é fundamental para combater as notícias falsas e conter a pandemia.

“As fakes news têm contribuído negativamente para adoção das medidas sanitárias corretas, no sentido de conter a disseminação do vírus em todo o mundo. Sempre que uma instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão promove um evento deste tipo, leva um valoroso conhecimento à comunidade interna e externa”, reforçou.

Kanashiro alertou sobre a importância de a população estar atenta às variantes.

“As variantes que surgirem podem trazer sérias consequências, porque podem emergir com características que dificultam o controle da pandemia, como, por exemplo, escapar da imunidade induzida pelas vacinas, ser mais efetiva em contaminar as pessoas, como acontece com variante delta”, completou.

E ponderou sobre a relevância das pessoas, mesmo vacinadas, continuarem respeitando as regras para evitar a disseminação do vírus.

“É muito importante a contribuição de todos na contenção da pandemia. Completar o ciclo de imunização, usar máscaras em locais públicos, manter o distanciamento e não aglomerar. Se todos tiverem a consciência e adotarem as medidas sanitárias, a pandemia poderá ser controlada”, finalizou.

Evento – A XIII Mostra de Extensão reúne a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A programação conta com atividades acadêmicas, apresentações de trabalhos de extensão, palestras, mesas redondas e atividades culturais. Para acessar a programação, se inscrever, submeter resumos e cards, basta acessar o site da Mostra.

Milton Kanashiro desenvolve pesquisas sobre anticorpos monoclonais, imunodiagnóstico, inflamação, toxinas e avaliação de compostos orgânicos e inorgânicos com atividade antineoplásico. Foto: Ascom UENF