Cursos de Graduação da UENF conquistam excelente resultado no Enade 

A maior parte dos cursos de Graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) conquistou notas 4 e 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), referente ao ano de 2021. Onze cursos da Universidade foram avaliados e o excelente resultado faz com que a UENF se torne referência em ensino nas respectivas áreas.  

Os cursos de Licenciatura em Física e Bacharelado em Ciências Sociais receberam nota 5 (conceito máximo). Os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Química ficaram com a nota 4. Já Licenciatura em Ciências Biológicas (EAD), Licenciatura em Pedagogia (EAD) e Licenciatura em Química (EAD) tiveram a nota 3. Os conceitos utilizados no Enade variaram de 1 a 5, sendo 1 e 2 consideradas pontuações muito ruins e 5 a nota máxima, ou seja, de melhor qualidade de ensino.  

O pró-reitor de Graduação da UENF, professor Manuel Molina, falou com orgulho do resultado. “O Enade vem compor o Índice Geral de Cursos (IGC) que avalia os cursos da Instituição. O IGC considera o conceito do Enade e os conceitos da avaliação dos cursos de Pós-Graduação trictu sensu, ou seja, o Mestrado e Doutorado. Neste ano, os 14 cursos de Pós-Graduação da UENF receberam uma avaliação louvável. A UENF, por definição, privilegia a formação do conhecimento, via os programas de iniciação científica e extensão, não somente a transmissão do conhecimento. Com a consideração destes parâmetros, o IGC da UENF deve sair muito bom”, comemorou o pró-reitor. 

Alunos do curso de Licenciatura em Física da UENF

Ele parabenizou os coordenadores de cursos, os técnicos, os professores e os estudantes por terem realizado um Enade com esse nível de qualidade. “A nota do Enade mede o quanto o curso Graduação ofereceu para o desenvolvimento do estudante. Além disso, é utilizada pelos estudantes novatos como um critério de escolha de onde estudar”, destacou Molina.   

Física é a 5ª melhor do país – O curso de Licenciatura em Física da UENF classificou-se como o 5º melhor do país. De acordo com o coordenador do curso, professor Roberto Trindade, os alunos têm uma forte preparação acadêmica, muitos são premiados em eventos regionais e nacionais. Quase a totalidade dos estudantes que se formam são professores nos institutos e universidades federais, estaduais e privadas e em escolas de Ensino Médio públicas e privadas. 

“Além da função em ministrar aulas, são realizadas pelos docentes várias pesquisas voltadas para o desenvolvimento regional. Assim, há um estímulo para que o corpo discente se envolva nestas pesquisas científicas. Com enfoque nestas duas bases: Ensino e Pesquisa Científica, a matriz do curso contém disciplinas voltadas para a capacitação do corpo discente para ambas as competências. Também em relação às atividades de extensão, há forte inserção na comunidade por meio de intervenção nas escolas e prefeituras com exposições de feiras bem como divulgações científicas”, explicou o coordenador.  

Ciências Sociais nota máxima – Para o coordenador do curso de Ciências Sociais, professor Hamilton Garcia, a nota máxima no Enade é fruto do trabalho dos professores e do empenho dos estudantes. Mas, segundo ele, há que se realçar alguns pontos. “O primeiro deles é que o esforço docente na Graduação precisa ser mais valorizado pelos critérios de promoção na carreira, visto que a Graduação é a base do progresso acadêmico da instituição e profissional dos estudantes. O segundo é que a falta de base escolar tem impedido com que boa parte dos discentes ingressantes consigam acompanhar o curso até o final, sendo urgente que as universidades passem a se engajar mais efetivamente pela melhoria do ensino básico em nossa região”, finalizou o coordenador. 

Alunos do curso de Ciências Sociais da UENF

Importância do Enade – Como forma de mapear as instituições de ensino superior no Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio de Teixeira (Inep) criou o Enade, que avalia o aprendizado dos estudantes nos cursos de Graduação. Com isso, o resultado do exame é divulgado para que as pessoas saibam o conceito de determinada instituição e possam medir o desempenho geral. 

O exame foi realizado no dia 14 de novembro de 2021 e divulgado em setembro deste ano. Foram 1744 locais de provas em 1422 municípios. O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de Graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. 

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo